Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Plano de contingência

Seca: Semae descarta racionamento

Com o rio Tietê um pouco acima do limite de captação, diretor-geral garante que não faltará água em Mogi

Publicada em 24/10/14

Erick Paiatto

Em reunião na Câmara, Melo diz que Mogi terá abastecimento

Luana Nogueira
Da reportagem local

O diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Marcus Melo, afastou a possibilidade de racionamento em Mogi . A declaração foi dada durante a reunião na Câmara Municipal para pedir explicações e conhecer os planos para atravessar a crise hídrica. Melo apresentou aos vereadores o plano de contingência desenvolvido pelo Semae, caso a água comece a acabar no município.
Segundo o diretor-geral, a cidade não sofre com o desabastecimento, mas alguns problemas pontuais podem ocorrer. Para ele, a situação mais crítica está em Sabaúna. Na semana passada, foram enviados 11 caminhões-pipas para atender o local. O problema identificado na região foi a redução do nível de água do córrego onde é feita a captação. Melo explicou que a autarquia estuda bombear água de lagoas próximas caso seja necessário, contudo, durante esta semana, não foi identificada a falta de água.

Melo disse, ainda, que o nível do rio Tietê, onde é captado 65% da água que abastece a cidade, está baixo, mas que a captação está sendo realizada normalmente. Segundo ele, a outorga do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) autoriza a retirada de 1.200 litros por segundo e que nenhum problema foi identificado até o momento. "Atualmente a altura do Tietê está em torno de 1 a 1,1 metro. A altura que nos preocupa é se ele ficar abaixo de 0,9 metro. O DAEE e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) possuem um compromisso com o município de permitir que façamos a captação normalmente. Mantemos diálogo com as duas entidades. Mogi não vai ter problema nos próximos meses", garantiu.

A cidade conta hoje com cinco reservatórios e a expectativa é que mais três sejam implantados na Vila Moraes, em Jundiapeba e no Oroxó. Outros investimentos também foram detalhados, como a construção de uma adutora do Jardim São Pedro até Sabaúna, que está com 42% da tubulação instalada e deve ser concluída em três meses. A setorização da região de Brás Cubas foi citada como uma forma de melhorar o abastecimento.
Melo garantiu que a parte da cidade que é abastecida pela Sabesp não sofrerá com problema de falta de água.



Leia também

Integrado

Agentes de saúde de Mogi passarão a utilizar sistema informatizado

O Programa Saúde da Família (PSF) do Conjunto Toyama é a primeira unidade da cidade a contar com tablets que ajudarão nas visitas às residências cadastradas.

Continue lendo...

Reconhecimento

Associação Comercial premia empreendedores

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) terá os seus 94 anos de fundação comemorados hoje, a partir das 19h30, numa grande festa no Clube de Campo, com a presença de empresários de diversos segmentos, autoridades e representantes das principais entidades de classe do Alto Tietê.

Continue lendo...

Saúde

Mogi das Cruzes registra 90 casos de dengue este ano

O número de casos de dengue confirmados de janeiro até o momento em Mogi das Cruzes aumentou 233,3%, em comparação com todo o ano passado.

Continue lendo...

Prevenção

Outubro Rosa: Câncer é tema de palestra do pólo EAD/UBC

O Pólo de Educação a Distância da Universidade Braz Cubas (UBC), em parceria com a Associação Beneficente de Controle do Câncer do Alto Tietê (ABCC-AT), promoveu anteontem um evento especial como parte da programação do Outubro Rosa.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade