Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Saúde

Mogi das Cruzes registra 90 casos de dengue este ano

De janeiro até agora, houve um aumento de 233% de casos na comparação com 2013

Publicada em 24/10/14

Daniel Carvalho

O Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue realiza ações para combater o mosquito em diversos pontos de Mogi das Cruzes

Stefany Leandro
Da reportagem local

O número de casos de dengue confirmados de janeiro até o momento em Mogi das Cruzes aumentou 233,3%, em comparação com todo o ano passado. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 90 pessoas contraíram a doença nos dez primeiros meses deste ano contra apenas 27 registros em 2013.
O levantamento apontou ainda que 55,5% das confirmações referem-se a casos de dengue autóctone,ou seja, os pacientes foram contaminados pelo vírus no território do próprio município. Ao todo, foram 50 diagnósticos deste tipo. O índice é 10 vezes menor do que o registrado no ano passado, quando apenas cinco pessoas contraíram a doença na cidade. Este número pode aumentar ainda mais, já que oito casos notificados ainda aguardam os resultados dos exames laboratoriais.

O número de notificações de suspeitas de dengue na cidade também se elevou expressivamente, passando de 117 registros, de janeiro a outubro de 2013, para 370 no mesmo período deste ano. A diferença representa um acréscimo de 216,2% das suposições contabilizadas.

Questionada sobre as medidas preventivas a serem tomadas pela administração municipal, visando combater o aumento do número de casos no município, a Secretaria Municipal de Saúde informou contar com o Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue.
O departamento é responsável pela realização de ações voltadas para a prevenção e o combate do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo a pasta, o trabalho é realizado diariamente com visitas aos imóveis localizados em bairros onde há casos positivos confirmados. A secretaria ressaltou ainda que neste período, além das visitas de rotina, os serviços se concentram na preparação do trabalho preventivo focado no feriado de Finados. Entre as ações em andamento, está a distribuição de uma carta de orientação aos responsáveis por floriculturas.


Doença
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti infectado. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea da espécie.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e o tratamento indicado.




Leia também

Integrado

Agentes de saúde de Mogi passarão a utilizar sistema informatizado

O Programa Saúde da Família (PSF) do Conjunto Toyama é a primeira unidade da cidade a contar com tablets que ajudarão nas visitas às residências cadastradas.

Continue lendo...

Reconhecimento

Associação Comercial premia empreendedores

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) terá os seus 94 anos de fundação comemorados hoje, a partir das 19h30, numa grande festa no Clube de Campo, com a presença de empresários de diversos segmentos, autoridades e representantes das principais entidades de classe do Alto Tietê.

Continue lendo...

Prevenção

Outubro Rosa: Câncer é tema de palestra do pólo EAD/UBC

O Pólo de Educação a Distância da Universidade Braz Cubas (UBC), em parceria com a Associação Beneficente de Controle do Câncer do Alto Tietê (ABCC-AT), promoveu anteontem um evento especial como parte da programação do Outubro Rosa.

Continue lendo...

Mama

Pacientes do SIS são orientados

O autoexame é uma excelente ferramenta para a detecção precoce do câncer de mama.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade