Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Integrado

Agentes de saúde de Mogi passarão a utilizar sistema informatizado

Programa Saúde da Família (PSF) do Conjunto Toyama é a primeira unidade do município a contar com tablets

Publicada em 24/10/14

Erick Paiatto

Secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, visitou o Conjunto Toyama e apresentou o sistema

Luana Nogueira
Da reportagem local

O Programa Saúde da Família (PSF) do Conjunto Toyama é a primeira unidade da cidade a contar com tablets que ajudarão nas visitas às residências cadastradas. A ideia é informatizar todo o sistema que hoje é feito em formulários de papel.
A Secretaria Municipal de Saúde trabalha no projeto desde abril e nesse período criou e aperfeiçoou o programa que encaminha as informações de forma online para o Sistema Integrado de Saúde (SIS).
A próxima unidade que receberá a tecnologia é o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do distrito de Jundiapeba. A expectativa é que no próximo ano outros PSFs contem com o mecanismo.

Atualmente, o município conta com 90 agentes de saúde que são distribuídos em 11 PSFs, apenas na unidade do Conjunto Toyama possui seis profissionais que atendem 693 famílias e que vai ampliar o serviço para outras 80.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, cada equipe pode cuidar de até mil famílias.
A utilização dos tablets nas visitas às residências cadastradas pelos PSFs começaram em abril. Ontem, o programa começou a funcionar oficialmente. Nos últimos meses, uma empresa de tecnologia, a Secretaria de Saúde e a Organização Social que gere os PSFs, adaptaram um software para atender as características necessárias do projeto.
Uma das vantagens da utilização dos aparelhos é que os agentes não precisarão mais carregar nenhum papel. "Adquirimos nesse primeiro momento, 30 tablets. A ideia é levar essa tecnologia para todos os PSFs e começaremos por aqueles que possuem melhor conectividade. Antes, os agentes colhiam as informações e depois uma pessoa tinha que reescrevê-los. Com os tablets, acabamos com isso. As informações vão direto para a central SIS. Se for identificada uma suspeita de dengue, por exemplo, já teremos essa informação na secretaria", esclareceu Cusatis.

O programa desenvolvido oferece opções de acompanhamento de acordo com o perfil das pessoas e a idade. É possível fazer o controle de hipertensão e diabetes, além de computar informações em formulários específicos para idosos e crianças.
Os dados colhidos pelos agentes servem de subsídio para o atendimento médico. "Essa é uma inovação. O agente visita a residência e consegue entrevistar uma família em 10 minutos. Caso haja algum dado alterado isso vai para o sistema e o médico avalia. Criamos um sistema de gestão para facilitar o atendimento", acrescentou o secretário.


Novo prédio
De acordo com o Cusatis, no final do primeiro semestre de 2015, o novo prédio do PSF do Jardim Planalto começará a funcionar. Ele contará com um investimento de R$ 1,2 milhão e atenderá com três equipes de agentes comunitários de saúde. A expectativa é que entre seis e sete mil pessoas sejam beneficiadas.



Leia também

Reconhecimento

Associação Comercial premia empreendedores

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) terá os seus 94 anos de fundação comemorados hoje, a partir das 19h30, numa grande festa no Clube de Campo, com a presença de empresários de diversos segmentos, autoridades e representantes das principais entidades de classe do Alto Tietê.

Continue lendo...

Saúde

Mogi das Cruzes registra 90 casos de dengue este ano

O número de casos de dengue confirmados de janeiro até o momento em Mogi das Cruzes aumentou 233,3%, em comparação com todo o ano passado.

Continue lendo...

Prevenção

Outubro Rosa: Câncer é tema de palestra do pólo EAD/UBC

O Pólo de Educação a Distância da Universidade Braz Cubas (UBC), em parceria com a Associação Beneficente de Controle do Câncer do Alto Tietê (ABCC-AT), promoveu anteontem um evento especial como parte da programação do Outubro Rosa.

Continue lendo...

Mama

Pacientes do SIS são orientados

O autoexame é uma excelente ferramenta para a detecção precoce do câncer de mama.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade