Marcelo Tomaz
Da reportagem local
Tradição, idoneidade e valorização são os pilares que sustentam o Prêmio Mogi News Top of Mind - As Melhores Marcas 2014. Criado em 2002 pelo Grupo Mogi News de Comunicação para revelar empresas que criaram diferenciais e se fixaram na cabeça dos consumidores mogianos, a iniciativa é reconhecida como a principal ferramenta de pesquisa sobre lembrança no mercado local.
O evento de premiação está marcado para o dia 21 de novembro no Clube de Campo de Mogi das Cruzes e os resultados serão divulgados em revista exclusiva que circulará com 30 mil exemplares no dia seguinte à cerimônia de premiação.
Para Wilson Bego, diretor comercial do Grupo Mogi News de Comunicação e um dos idealizadores do Top of Mind, um dos principais fatores para uma empresa ser competitiva, capaz de resistir ao assédio do mercado, é exatamente ter uma marca forte.
"É preciso reconhecer que a marca é, muitas vezes, mais importante do que o próprio produto. Qualquer item de consumo é passível de cópia, o que não ocorre com um nome que ganha notoriedade e se torna único. Uma Harley-Davidson, por exemplo, pode ser reproduzida de forma total. Mas é impossível copiar o valor agregado de seu histórico ou imitar o patrimônio criado a partir daquele conceito", analisa.
"O produto é definido por seus ingredientes e fórmula. Já uma marca define quem a usa antes mesmo de ser identificada pela sua utilidade. Enquanto o primeiro existe para expandir o leque de escolhas, a segunda existe para simplificá-las", afirma Bego.
Apenas um eleito, de cada uma das 51 categorias aferidas pela pesquisa de opinião pública realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, será premiado. "Muitos querem ter esse prêmio na prateleira, mas nem todos podem. Isso não é determinado por nós, mas sim pela população, por meio de um trabalho científico de credibilidade", explica Bego. Ele complementa: "Neste ano, a pesquisa perguntou aos mogianos, de forma estimulada, qual é o melhor nome daquele segmento, não apenas qual o mais lembrado. Esse novo diferencial, após 12 edições, trouxe um resultado muito mais contundente pois, além da recordação espontânea, o consumidor pesquisado teve de rememorar a qualidade de sua experiência, avaliando o nível de satisfação que aquela marca lhe proporcionou".
"Em mais de uma década de premiação, nenhum ganhador de Top of Mind quebrou, fechou ou faliu. Ao contrário, todos crescem, evoluem, ampliam seus negócios, com auxílio de suas marcas. Isso é sintomático. O resultado positivo que participar dessa importante premiação agrega é muito grande. É difícil até mensurar", finaliza Bego.