Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Estações

Bertaiolli critica o atraso no início das obras da CPTM

O adiamento da reforma das estações, segundo o prefeito, gera prejuízos para a população

Publicada em 19/09/14

Daniel Carvalho

As estações de trem precisam ser modernizadas para que o transporte ferroviário seja melhorado para os usuários; as obras deveriam ter começado em março passado

Luana Nogueira
Da reportagem local

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) criticou a demora para o início das obras de reforma das estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Mogi das Cruzes. De acordo com ele, a previsão era que as obras tivessem início em março desse ano, sendo que a obra da estação Mogi das Cruzes, ocorreria em paralelo com a construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral. Para o prefeito, o atraso para o começo da revitalização gera prejuízo para o município e a população.

A CPTM informou que as obras de reforma das estações Mogi das Cruzes e Estudantes, que estão orçadas em R$ 150 milhões, foram adiadas por demora no repasse de valores pelo governo federal. A previsão é que as obras comecem em 2015. Já as estações Brás Cubas e Jundiapeba, que também passarão pela revitalização, estão na fase de elaboração dos projetos básicos e executivos.
Segundo o prefeito, as estações precisam ser modernizadas para atender melhor os usuários. "Esse projeto está completamente atrasado. Não era esse o compromisso que o secretário de Transportes Metropolitanos (Jurandir Fernandes) tinha com a nossa cidade. A presidência da CPTM nos garantiu que a licitação seria no fim de 2013 para iniciar as obras em março de 2014. A cidade não pode mais conviver com essas cancelas, com estações ultrapassadas e sem acessibilidade", ressaltou.

Bertaiolli acrescentou que enquanto as estações não forem reformadas, não é possível modernizar o transporte ferroviário em Mogi. "O pior é que esses trens modernos só vão chegar a Mogi na hora em que as estações estiverem reformadas. O caos ocorre na baldeação em Guaianases, que é desumana. Não era esse o compromisso que a CPTM tinha com Mogi. Eles estão atrasando a cidade, oferecendo uma qualidade de serviço inferior ao município. Já poderíamos ter uma qualidade de trem muito acima. Isso contribuiria para que não tivéssemos que ir a São Paulo de carro e ônibus, congestionando as estradas", afirmou.

De acordo com o prefeito, o projeto para a construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral não deve ser adiada. "As duas obras deveriam ocorrer concomitantemente. Ficamos aguardando até março que a CPTM iniciasse as obras, mas ela não cumpriu com a parte dela. Iniciaremos as obras da Sacadura sem dependermos da CPTM", esclareceu.




Leia também

Repercute

"Junção de fóruns trará agilidade"

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que a extinção do Fórum de Brás Cubas e a unificação com o Fórum de Mogi das Cruzes trará mais agilidade para a Justiça do município.

Continue lendo...

Desapropriação

Críticas de vereador são rebatidas

Durante visita ao Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas, ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) rebateu as críticas feitas pelo vereador Iduigues Ferreira Martins (PT) na última sessão da Câmara Municipal.

Continue lendo...

Beneficente

Diocese realiza 15º Festa do Seminário no domingo

A Diocese de Mogi das Cruzes realizará a 15º Festa do Seminário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, domingo (21), no sítio Tabor, na rodovia Pedro Eroles (Mogi-Dutra), km 42, em Mogi.

Continue lendo...

em 2 horas

Estado não garante se conseguirá cumprir normas

A Secretaria de Estado da Saúde não confirmou se conseguirá cumprir as determinações previstas pelas novas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) que normatizam o funcionamento dos serviços hospitalares de urgência e emergência.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade