Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| em 2 horas

Estado não garante se conseguirá cumprir normas

Publicada em 19/09/14

Daniel Carvalho

Luzia de Pinho Melo precisa atender emergências em duas horas

Stefany Leandro
Da reportagem local

A Secretaria de Estado da Saúde não confirmou se conseguirá cumprir as determinações previstas pelas novas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) que normatizam o funcionamento dos serviços hospitalares de urgência e emergência.
O CFM determinou que nos prontos-socorros, os atendimentos dos serviços de triagem e classificação de risco precisam ser "imediatos" e, após esse processo, o paciente precisa ser atendido em no máximo duas horas.
Além disso, estabelece que o tempo limite de permanência na unidade para observação hospitalar é de 24 horas. Passado este prazo, o paciente deverá receber alta, ser internado ou transferido.
Questionada pelo Mogi News se será possível o cumprimento das normas do conselho federal nos prontos-socorros do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos Doutor Osiris Florindo Coelho, a Secretaria informou apenas que "todos os pacientes passam por uma avaliação que classifica o risco do caso de imediato", se referindo a triagem dos pacientes, que é realizada por meio da classificação da gravidade de cada caso.
A pasta se limitou a dizer que "casos urgentes, em que há risco iminente de morte, são classificados com a cor vermelha e recebem atendimento imediato". "As unidades estaduais são especializadas no atendimento a casos de média e alta complexidade. No entanto, cerca de 80% dos atendimentos realizados no pronto-socorro de tais hospitais são de casos de baixa complexidade, que poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde municipais", diz a nota da Secretaria de Estado.

As determinações do CFM também são válidas para as Santas Casas. Em nota, a unidade mogiana informou que "a resolução acabou de ser publicada e a diretoria está tomando ciência das medidas para aplicá-las"



Leia também

Repercute

"Junção de fóruns trará agilidade"

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que a extinção do Fórum de Brás Cubas e a unificação com o Fórum de Mogi das Cruzes trará mais agilidade para a Justiça do município.

Continue lendo...

Estações

Bertaiolli critica o atraso no início das obras da CPTM

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) criticou a demora para o início das obras de reforma das estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Mogi das Cruzes.

Continue lendo...

Desapropriação

Críticas de vereador são rebatidas

Durante visita ao Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas, ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) rebateu as críticas feitas pelo vereador Iduigues Ferreira Martins (PT) na última sessão da Câmara Municipal.

Continue lendo...

Beneficente

Diocese realiza 15º Festa do Seminário no domingo

A Diocese de Mogi das Cruzes realizará a 15º Festa do Seminário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, domingo (21), no sítio Tabor, na rodovia Pedro Eroles (Mogi-Dutra), km 42, em Mogi.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade