Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Projetos

Dalciani quer criar uma Procuradoria municipal

Nova secretária de Assuntos Jurídicos assumiu a pasta nesta semana, após a saída de Luiz Sérgio Marrano, que estava no cargo havia 5 anos

Publicada em 01/08/14

Daniel Carvalho

Dalciani Felizardo trabalha na Prefeitura de Mogi há nove anos e meio e entrou como procuradora, por meio de concurso público

Cleber Lazo
Da reportagem local

A criação da Procuradoria do município é uns principais projetos da nova secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Dalciani Felizardo. Ela assumiu a pasta nesta semana, após o pedido de exoneração de Luiz Sérgio Marrano, que ocupava o cargo havia cinco anos. "A secretaria passa por uma reestruturação desde 2010, quando foi aberto um concurso que possibilitou a contração de novos procuradores", explicou.
"Toda atuação do município passou a ser feita por um procurador concursado, o que aumentou a eficiência do município, mas é necessário agora criar uma Procuradoria, porque temos ela de fato, mas não de direito", destacou a nova secretária.
"A ideia é desenvolver uma lei para organizar, planejar e institucionalizá-la. Criar um plano de carreira para os procuradores e definirmos o procurador-geral do município", avaliou Dalciani.
Ela contou que na maioria dos projetos analisados e executados pela pasta de Assuntos Jurídicos não há o contato direto com a população. Trata-se de uma secretaria que oferece suporte às outras. Contudo, há ações que fogem a essa regra, como o Programa de Parcelamento de Débitos (PPD).
"Cuidamos da dívida ativa da cidade e temos a obrigação de criar uma política de recuperação fiscal", ressaltou Dalciani.

A liminar que possibilitou que Mogi suspendesse a municipalização do serviço de iluminação pública, o que poderia criar taxas que seriam pagas pelos mogianos. E a desapropriação do Clube Campestre, área que será transformada em um parque. Estas são algumas das ações que tiveram a participação da pasta de Assuntos Jurídicos e que também tiveram impacto no dia a dia da população.


Perfil
Dalciani tem 39 anos, nasceu em Criciúma, Santa Catarina, e é formada em Direito pela Unicapital. Ela é pós-graduanda em Direito Público, pela Escola Paulista da Magistratura.
Atua na administração municipal há nove anos e meio. Passou no concurso para procuradora e permaneceu no cargo de 2005 a 2007. Ficou durante oito meses fora da função e voltou em 2008. Em 2010, foi nomeada coordenadora de Habitação. Ficou dois anos no cargo. No começo de 2013, passou a acumular a coordenadoria e a Secretaria-adjunta de Assuntos Jurídicos.
Quando ainda era procuradora, em 2005, atuou em processos importantes, como o que proibiu a realização, horas antes de ocorrer, de uma audiência pública que discutiria a instalação de um aterro sanitário. Outra ação de destaque foi a reversão, no Tribunal de Justiça (TJ), da demissão de 100 servidores comissionados. Dalciani presidiu o grupo formado em 2006, que resultou na suspensão das atividades da empresa Mito.



Leia também

Prejuízo

Associação que cuida de crianças é furtada

A Associação Nova Esperança (ANE), no bairro Vila Nova União, foi furtada na manhã do dia 23 deste mês, enquanto os alunos estavam em atividade na quadra poliesportiva, que é afastada da entidade, com os professores.

Continue lendo...

César de Souza

Câmera está quebrada há meses

Comerciantes reclamam que uma câmera de monitoramento que fica no cruzamento das avenidas Ricieri José Marcatto e Nellusco Lourenço Boratto está quebrada desde maio.

Continue lendo...

Decisão

Famílias devem deixar suas casas no Jardim Náutico num prazo de 4 anos

As famílias que vivem no Jardim Náutico, em áreas que sofrem risco de alagamento, devem deixar o bairro em até quatro anos.

Continue lendo...

Desenvolvimento

NGK completa 55 anos de atuação no Brasil este mês

Primeira fábrica da marca fora do Japão, a planta brasileira da NGK comemora, neste mês, 55 anos de sua instalação no País.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade