Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Movimento

Grupo quer evitar troca de dirigente de ensino

Professores e outros profissionais ligados à rede estadual de educação pretendem impedir a saída de Fernanda Conceição Fontanelli do cargo

Publicada em 23/04/14

Erick Paiatto

A Diretoria Regional de Ensino é responsável pela rede estadual de Mogi, Biritiba Mirim e Salesópolis

Cleber Lazo
Da reportagem local

Um grupo de professores e outros profissionais da rede estadual de ensino iniciaram um movimento contra a possível saída da dirigente regional de ensino, Fernanda Conceição Fontanelli.
A substituição da responsável pela coordenação das escolas estaduais em Mogi das Cruzes, Salesopólis e Biritiba Mirim poderá ser oficializada em uma publicação no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana, de acordo com o movimento. E somente não teria ocorrido antes devido ao feriado prolongado. O grupo afirma que a mudança terá motivação política e não técnica.
Segundo eles, Fernanda, que ocupa a função desde fevereiro de 2013, "tem desenvolvido um grande trabalho". Ela supervisiona 66 escolas estaduais, sendo 60 de Mogi, três de Biritiba e três de Salesópolis. Juntas, as instituições de ensino contam com quase 52 mil estudantes matriculados.

"Todo mundo que está em um cargo de confiança fica sujeito a deixar o posto a qualquer momento, mas não podemos aceitar esta jogada política", disse um dos líderes do movimento, que preferiu não se identificar, com medo de represálias.
Alguns representantes da campanha foram até a Secretaria de Estado da Educação na tarde de ontem tentar se reunir com o secretário Herman Jacobus Cornelis Voorwald, porém, não conseguiram. Eles exigem que o Estado apresente uma justificativa plausível.

Os professores e diretores que esperam a manutenção de Fernanda garantem que "a Diretoria de Ensino de Mogi é uma das poucas da região que recebem um número pequeno de reclamações". Garantem, ainda, que o ensino estadual na região "nunca esteve em tanta ordem como agora". Fernanda ocupou o cargo deixado por Teresa Lúcia dos Anjos Brandão, que ficou durante 12 anos na função.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação negou que esteja prevista alguma alteração na Diretoria de Ensino do município. A pasta disse que Fernanda foi trabalhar normalmente ontem.

Críticas
O tema também ganhou repercussão no Legislativo. Ontem, durante a sessão na Câmara Municipal, o vereador Antonio Lino (PSD) criticou o governo estadual pela "constante troca das pessoas que coordenam setores importantes". "Esse tipo de ordem sai lá de São Paulo, por aqueles que não têm nenhuma ligação com o município. Troca o comando da Polícia Militar, da Civil. Fecham postos da Polícia Rodoviária e encerram atividades de instituições de saúde. Agora, querem mudar a dirigente de ensino", enumerou. "O movimento que tenta fazer com que ela permaneça é legítimo e terá o meu apoio. Vou fazer uma moção de repúdio", prometeu o parlamentar.



Leia também

Câncer

"O Estado é responsável por matar pacientes"

"O governo estadual é responsável por matar mais de 100 pessoas que estavam com câncer e faziam tratamento na clínica do doutor Flávio Isaías", afirmou o vereador Antonio Lino (PSD), durante a sessão de ontem na Câmara Municipal.

Continue lendo...

De olho nos fatos

Alunos de escola de Poá apresentam peça baseada em notícias do jornal

Utilizar o jornal na sala de aula com os estudantes do 1º ano parece ser uma tarefa difícil.

Continue lendo...

Conscientização

Coordenadoria do Idoso realiza ações nas escolas

A Coordenadoria Municipal do Idoso, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, vem realizando uma série de visitas a escolas de Mogi das Cruzes com o objetivo de estimular a aproximação e a convivência entre os alunos e os idosos.

Continue lendo...

Cartório

Estudantes tiram dúvidas sobre processo eleitoral

Um grupo de alunos da Escola Estadual Professor Camilo Faustino de Melo, no Socorro, visitou ontem o cartório eleitoral para conhecer como funciona o processo de votação.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade