Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| De olho nos fatos

Alunos de escola de Poá apresentam peça baseada em notícias do jornal

Educadores da Emeb Subhi Alexandre Maluf incentivam o uso do veículo com os estudantes dos 1º anos

Publicada em 23/04/14

Fotos: Erick Paiatto

Incentivados pela professora Doracy Oliveira de Lima, os alunos interpretaram a história de dois senhores, que sempre ficavam sentados no banco de uma praça, e, de tão bem informados, por lerem o jornal, orientavam os que passavam pelo local

Gabriela Pasquale
De Poá

Utilizar o jornal na sala de aula com os estudantes do 1º ano parece ser uma tarefa difícil. No entanto, as educadoras Doracy Oliveira Lima de Souza e Mildrecy Almeida de Brito provaram o contrário. Isso porque, após quase um mês de estudo, ensaio e dedicação, os alunos dos 1º anos A e B da Emeb Subhi Alexandre Maluf, de Poá, apresentaram, na última semana, peças teatrais baseadas nos cadernos, nas nomenclaturas e nas notícias divulgadas no veículo de comunicação.
Incentivados pela professora Doracy Oliveira de Lima de Souza, os alunos do 1º ano A contaram a história de dois senhores, sentados em um banco de uma praça, que, de tão bem informados, conseguem orientar os que passam pelo local. Entre eles aparecem duas garotas bem arrumadas que não sabem se a temperatura mudará bruscamente, logo elas são informadas pelos idosos da possibilidade de chuva, conforme viram no Climatempo. Em seguida, surge uma mãe acompanhada de seu filho, que deseja melhorar a sua renda para oferecer uma condição melhor ao garoto. Um dos homens a incentiva a ler a página de "Classificados". E, por fim, o corintiano entra em cena e sofre com as provocações dos personagens pelo fato de o seu time ter perdido uma partida.
Para que os alunos dos 1º anos contassem com um conhecimento mais aprofundado sobre essa mídia, as educadoras Doracy e Mildrecy, em parceria com a coordenação e a direção, apresentaram aos pequenos os cadernos, as notícias e as nomenclaturas do periódico. Após o intenso trabalho, as professoras e os alunos utilizaram a sua criatividade para mostrar o resultado desse projeto, que será realizado até o fim do ano.
"Depois que os alunos passaram a realizar a leitura diária do jornal, eles começaram a dar mais valor ao veículo. Além de conhecerem a nomenclatura do impresso, sabem onde fica cada caderno. Nas aulas, após a entrega do periódico, já vão às seções que mais o agradam", revela Doracy.


Apoio
Confiante de que o uso do jornal vai se intensificar ainda mais, a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Maria Conceição Rodrigues, revela que ficou satisfeita com a iniciativa das professoras e o envolvimento dos alunos. "As educadoras conseguiram mostrar aos alunos a importância do jornal. Eles gostam bastante da publicação. Este é um projeto que veio para ficar e só tem nos ajudado", finaliza.



Leia também

Câncer

"O Estado é responsável por matar pacientes"

"O governo estadual é responsável por matar mais de 100 pessoas que estavam com câncer e faziam tratamento na clínica do doutor Flávio Isaías", afirmou o vereador Antonio Lino (PSD), durante a sessão de ontem na Câmara Municipal.

Continue lendo...

Conscientização

Coordenadoria do Idoso realiza ações nas escolas

A Coordenadoria Municipal do Idoso, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, vem realizando uma série de visitas a escolas de Mogi das Cruzes com o objetivo de estimular a aproximação e a convivência entre os alunos e os idosos.

Continue lendo...

Cartório

Estudantes tiram dúvidas sobre processo eleitoral

Um grupo de alunos da Escola Estadual Professor Camilo Faustino de Melo, no Socorro, visitou ontem o cartório eleitoral para conhecer como funciona o processo de votação.

Continue lendo...

Tradição

Festa de São Benedito vai começar

A Festa de São Benedito chega à 74ª edição nesta quinta-feira (24) e seguirá até o dia 4 de maio.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade