Gabriela Pasquale
De Poá
Utilizar o jornal na sala de aula com os estudantes do 1º ano parece ser uma tarefa difícil. No entanto, as educadoras Doracy Oliveira Lima de Souza e Mildrecy Almeida de Brito provaram o contrário. Isso porque, após quase um mês de estudo, ensaio e dedicação, os alunos dos 1º anos A e B da Emeb Subhi Alexandre Maluf, de Poá, apresentaram, na última semana, peças teatrais baseadas nos cadernos, nas nomenclaturas e nas notícias divulgadas no veículo de comunicação.
Incentivados pela professora Doracy Oliveira de Lima de Souza, os alunos do 1º ano A contaram a história de dois senhores, sentados em um banco de uma praça, que, de tão bem informados, conseguem orientar os que passam pelo local. Entre eles aparecem duas garotas bem arrumadas que não sabem se a temperatura mudará bruscamente, logo elas são informadas pelos idosos da possibilidade de chuva, conforme viram no Climatempo. Em seguida, surge uma mãe acompanhada de seu filho, que deseja melhorar a sua renda para oferecer uma condição melhor ao garoto. Um dos homens a incentiva a ler a página de "Classificados". E, por fim, o corintiano entra em cena e sofre com as provocações dos personagens pelo fato de o seu time ter perdido uma partida.
Para que os alunos dos 1º anos contassem com um conhecimento mais aprofundado sobre essa mídia, as educadoras Doracy e Mildrecy, em parceria com a coordenação e a direção, apresentaram aos pequenos os cadernos, as notícias e as nomenclaturas do periódico. Após o intenso trabalho, as professoras e os alunos utilizaram a sua criatividade para mostrar o resultado desse projeto, que será realizado até o fim do ano.
"Depois que os alunos passaram a realizar a leitura diária do jornal, eles começaram a dar mais valor ao veículo. Além de conhecerem a nomenclatura do impresso, sabem onde fica cada caderno. Nas aulas, após a entrega do periódico, já vão às seções que mais o agradam", revela Doracy.
Apoio
Confiante de que o uso do jornal vai se intensificar ainda mais, a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Maria Conceição Rodrigues, revela que ficou satisfeita com a iniciativa das professoras e o envolvimento dos alunos. "As educadoras conseguiram mostrar aos alunos a importância do jornal. Eles gostam bastante da publicação. Este é um projeto que veio para ficar e só tem nos ajudado", finaliza.