Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Cartório

Estudantes tiram dúvidas sobre processo eleitoral

Publicada em 23/04/14

Erick Paiatto

Estudantes dos ensinos fundamental e médio participaram

Luana Nogueira
Da reportagem local

Um grupo de alunos da Escola Estadual Professor Camilo Faustino de Melo, no Socorro, visitou ontem o cartório eleitoral para conhecer como funciona o processo de votação. A turma formada por 15 estudantes dos ensinos fundamental e médio tiraram dúvidas sobre as eleições e participaram de um simulado com urnas eletrônicas. Além disso, os jovens com idade para tirar o título eleitoral puderam pegar os documentos.

A professora mediadora Idaci Arlete de Lima informou que a visita dos alunos faz parte de um projeto realizado pela escola conhecido como "Quem sou eu?". "Ele é um programa de ação social que atende os estudantes do ensino fundamental ciclo II e do ensino médio. Por meio dele, os alunos já puderam tirar RG, carteira profissional, além de CPF. Agora, é a vez do título de eleitor. Esta é a segunda vez que um grupo da escola conhece o cartório eleitoral", informou.

Idaci destacou a importância da parceria da escola com o cartório eleitoral. "Para os estudantes, o voto é facultativo, mas aqui eles recebem kits com material pedagógico explicando a importância do voto e podem tirar dúvidas", destacou. Durante a visita, os alunos puderam entender como os políticos são eleitos e como é realizada a contagem de votos nas eleições.
Para o chefe da 74ª Zona Eleitoral, Marcos Chaves dos Reis, a iniciativa é importante para orientar os jovens. "O voto é importante para participar na escolha da pessoa que vai te representar. Antes de escolherem os candidatos, as pessoas devem conhecer a história do político e sua idoneidade", avaliou.

Reis lembrou que o título de eleitor é solicitado em muitas ocasiões. "As universidades estão pedindo e para tirar o passaporte também é necessário. Acho muito legal ter surgido esta ideia do projeto. Os jovens fazem muitas perguntas e desperta o interesse. Pode ser que ele se torne uma semente para um programa maior".

A estudante Ana Carolina Pires, de 16 anos, tirou o título de eleitor ontem durante a visita. "Já pretendia votar nesta eleição, mas não sabia como proceder. Quando era criança, cheguei a votar com os meus avós, mas agora a responsabilidade aumenta, pois é a minha vez de escolher os candidatos".


Horário
A partir do próximo dia 28, até 7 de maio, os cartórios eleitorais atenderão a população em um horário diferenciado. Os locais ficarão abertos das 9 às 18 horas de segunda a domingo, inclusive feriados. De acordo com Reis, as pessoas já começaram a procurar os espaços para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. "Já sentimos um aumento na procura. Os eleitores vêm regularizar a situação, pedir transferência de cidade ou escola".



Leia também

Câncer

"O Estado é responsável por matar pacientes"

"O governo estadual é responsável por matar mais de 100 pessoas que estavam com câncer e faziam tratamento na clínica do doutor Flávio Isaías", afirmou o vereador Antonio Lino (PSD), durante a sessão de ontem na Câmara Municipal.

Continue lendo...

De olho nos fatos

Alunos de escola de Poá apresentam peça baseada em notícias do jornal

Utilizar o jornal na sala de aula com os estudantes do 1º ano parece ser uma tarefa difícil.

Continue lendo...

Conscientização

Coordenadoria do Idoso realiza ações nas escolas

A Coordenadoria Municipal do Idoso, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, vem realizando uma série de visitas a escolas de Mogi das Cruzes com o objetivo de estimular a aproximação e a convivência entre os alunos e os idosos.

Continue lendo...

Tradição

Festa de São Benedito vai começar

A Festa de São Benedito chega à 74ª edição nesta quinta-feira (24) e seguirá até o dia 4 de maio.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade