A abertura da programação da Semana Santa, preparação que antecede a Páscoa, nas igrejas católicas de Mogi das Cruzes ocorreu no domingo com a Missa de Ramos e, hoje, haverá outras missas e celebrações.
Às 10 horas de hoje, na Catedral Santana, será celebrada a Missa Solene do Crisma: Benção dos Óleos, Consagração do Santo Crisma e Renovação das Promessas Sacerdotais.
O bispo diocesano de Mogi, dom Airton José dos Santos, abençoará os óleos do crisma, catecúmenos e enfermos, que serão utilizados nas paróquias durante o ano, em celebrações dos sacramentos. Além disso, todos os padres da Diocese renovarão os votos feitos na ordenação.
Às 19h30, dom Airton celebrará a Missa da Ceia do Senhor, que conta com a cerimônia do Lava-Pés. No altar, o bispo repete os passos de Jesus Cristo, quando, na véspera de sua crucificação e morte, lavou os pés dos 12 apóstolos.
A missa dá início ao Tríduo Pascal, o conjunto dos três dias celebrados no cristianismo, composto pela Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa e a Vigília Pascal, no sábado.
A Sexta-feira Santa marca a prisão, o julgamento e a morte de Jesus. Para lembrar este acontecimento e proporcionar aos fiéis uma reflexão sobre o sofrimento de Cristo, será celebrada na Catedral, às 15 horas, a Paixão do Senhor.
Na Sexta-feira Santa, não há missa nem celebração da eucaristia. Às 19 horas, haverá a Procissão do Senhor Morto.
A via-sacra será iniciada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com destino à Catedral de Santana, no centro.
No sábado, às 19h30, será iniciada a Vigília Pascal, presidida por dom Airton José dos Santos.
A programação se encerra no domingo, com a Procissão da Ressurreição. Às 5h30, duas procissões sairão da Catedral e da Paróquia Nossa Senhora das Dores e se encontrarão em frente ao Teatro Municipal, no largo do Carmo, para seguirem até a Catedral, onde haverá uma missa. (N.R.)