Noemia Alves
Da reportagem local
Nos próximos meses, representantes da Bélgica virão a Mogi das Cruzes para selar as parcerias firmadas com o prefeito da cidade, Marco Bertaiolli que retornou neste fim de semana de uma visita àquele país. Dentre os visitantes que já confirmaram presença, está o embaixador André Matosso e Rudy Demotte, ministro-presidente da Comunidade Francesa.
"Vamos ampliar as conversas tidas durante minha estadia na Bélgica", explicou o prefeito, ontem pela manhã, após palestra na Escola de Governo e Gestão, no Mogilar.
Dentre as possíveis parcerias, está a implantação de uma indústria na cidade, além de novas técnicas de coleta seletiva e possivelmente uma usina de incineração de lixo.
"A troca de experiências, intercâmbio econômico e cultural são extremamente positivos e que precisamos fazer com maior frequência. Afinal, a partir disso, adquirimos novos exemplos de situações que são muito semelhantes as nossas. A cidade de Bruxelas, por exemplo, tem os mesmos problemas que Mogi das Cruzes e com criatividade e empenho, consegue desenvolver soluções muito proveitosas, como por exemplo, a usina de tratamento de lixo, que fica no centro da cidade. É, até hoje, a melhor usina que já vi e que surpreende pela coleta seletiva e a extração do lixo. É algo que Mogi está bem perto de alcançar e em muito breve", explanou Bertaiolli.
O prefeito evitou dar detalhes, mas garantiu que em 2015 o projeto de coleta seletiva será ampliado no município.
"Temos muito a avançar nesse assunto, até porque, pelo que vi na Bélgica, estamos no caminho certo. Sobre a usina, ainda existe a necessidade de o governo federal definir se haverá ou não este tipo de usina no País", desconversou.
Outra importante parceria que pode ser concretizada em breve é a vinda de uma indústria da Bélgica para Mogi das Cruzes.
"Visitamos uma indústria de produção de peças para o ramo de aviação, onde foi discutida a possibilidade investimentos da empresa em Mogi das Cruzes. Afinal, há planos e estudos de novos investimentos no Brasil, principalmente depois que o país oficializou a compra de novos caças para a Força Aérea. Conversamos para oferecer Mogi das Cruzes para receber uma nova unidade da Sonaca", comentou Bertaiolli ontem, durante um evento.