O imóvel que por muitos anos abrigou a boate "Panela Preta", na avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba, em breve será demolido. No local será construído um templo religioso que sediará a Igreja Universal do Reino de Deus.
A informação ganhou repercussão nos últimos dias, principalmente nas redes sociais. Muitos mogianos classificaram o prédio como "patrimônio cultural e histórico" do município e lamentaram a extinção do prédio, uma vez que o local atravessou gerações e tornou-se bastante conhecido na cidade.
Para o ex-vereador Expedito Ubiratan Tobias, a demolição do imóvel "é uma perda para a história de Mogi das Cruzes". "Antes de virar uma casa de prostituição, o ´Panela Preta´ era um restaurante. Então é um local onde as pessoas se reuniam com frequência e, certamente, deixará muitas lembranças. A boate também teve história no bairro e mesmo aqueles que nunca frequentaram já ouviram falar", disse Tobias.
Ele comentou ainda que, mesmo deixando de funcionar, o prédio poderia abrigar outro estabelecimento comercial, sem a necessidade de demolição. "Outra questão importante é que o local é uma área de referência. Acredito que poderia ser reformado e, quem sabe, voltar a abrigar um novo restaurante. Mas a previsão da Universal é de que, em 2015, a nova sede já comece a ser construída", informou.
Um comerciante de 45 anos, que preferiu não se identificar, também lamentou a destruição do imóvel. "O Panela fez parte da juventude de muita gente. É um lugar que traz muitas recordações. Embora venha sediar uma igreja, que é uma coisa positiva, é uma pena. Acho que lugares como este, que têm anos de existência, deviam ser preservados", afirmou.
Atualmente, a sede da Igreja Universal do Reino de Deus funciona em um imóvel alugado.
A aquisição do prédio próprio é apontada como uma grande conquista pelos membros da comunidade evangélica. (S.L.)