Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Crise da água

Abastecimento deve durar até início de dezembro

Publicada em 30/10/14

Amilson Ribeiro

Kachel: "Abastecimento estará comprometido com vazão alta"

Caso a vazão da captação de água de reservatórios do Alto Tietê não seja feita, o abastecimento a 4,5 milhões de famílias da região e parte da capital estará garantido apenas até o fim de novembro ou início de dezembro.

A análise é do engenheiro e sanitarista Roberto Kachel, após efetuar um estudo capaz de identificar o volume real de água em cada um dos reservatórios que compõem o sistema, responsável pelo abastecimento de toda população do Alto Tietê, além de grande parcela das casas da Região Metropolitana.
Os cálculos, baseados em informações do Sistema de Alarme e Inundações do Estado de São Paulo (Saisp) e do Plano de Bacias Hidrográficas, apontam que o reservatório de Biritiba Mirim já teve quase a metade do volume morto utilizada. "Em apenas 20 dias, já foram captados pela Sabesp 3,5 bilhões de litros de água e restam apenas 6,5 bilhões de litros, os quais devem dar para abastecer por mais 20 ou 30 dias", comenta Kachel. A partir daí, segundo ele, o esvaziamento do sistema ocorreria em efeito cascata. "A produção de água na Estação de Tratamento de Taiaçupeba contará apenas com os volumes
ainda acumulados nas represas da Ponte Nova e Paraitinga. A vazão descarregada destas represas deverá ser transferida para o dique de Biritiba, pela Elevatória de Biritiba, e daí para as represas do Jundiaí e Taiaçupeba (por gravidade). Mesmo assim, pode-se esperar que o Spat esteja completamente vazio no fim de novembro", conclui Kachel.

O Mogi News solicitou ao Daee autorização para visitar o reservatório de Biritiba Mirim, mas até o fechamento desta edição o pedido não foi respondido. (N.A.)



Leia também

na câmara

Apenas 2 mil expectadores assistem à transmissão online

Nos primeiros 15 dias da transmissão online da Câmara Municipal, 2.2

Continue lendo...

Balanço

Educação no trânsito

Quase 5 mil pessoas foram atendidas por ações de Educação para o Trânsito, realizadas pela Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, em outubro.

Continue lendo...

Convênio

Estação de Sabaúna será ´conservada´

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram um convênio firmado entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a conservação da estação ferroviária de Sabaúna.

Continue lendo...

Crise da água

Justiça determina que seja feita uma perícia no Sistema Alto Tietê

A 2ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo determinou a realização de perícia judicial no Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT), após o Ministério Público (MP) ter ajuizado, anteontem, uma ação civil pública para que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reduzisse a vazão do volume de água retirado do Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT).

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade