Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Resíduos

Cata-Tranqueira auxilia o descarte

O programa entre em uma nova fase com o objetivo de evitar que materiais cheguem a rios e córregos

Publicada em 19/10/14

Divulgação

O Cata-Tranqueira recolhe resíduos tres vezes por mês em Mogi

O Programa Cata-Tranqueira, realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, já está consolidado em Mogi das Cruzes e a partir de outubro entra em uma fase especial, com o objetivo de evitar o descarte de materiais em rios e córregos, garantindo assim a fluidez dos cursos de água para o período de chuvas mais intensas, que se aproxima. Realizado três vezes por mês, o Cata-Tranqueira recolhe uma média de 100 toneladas de material mensalmente.

A programação é contínua. No próximo sábado, dia 25 de outubro, serão atendidos a Vila Nova Cintra, Jardim Nova Cerejeira, Vila Jóia e Vila Paulista. Os moradores recebem folhetos informativos, com antecedência, informando sobre o dia e horário da coleta. Com isso, todos podem separar os materiais encostados, deixando-os na porta da casa para a passagem do caminhão.

Os veículos percorrem as ruas dos bairros a partir das 7 horas e a população pode descartar qualquer tipo de material inservível, exceto entulho de construção civil e lixo doméstico. A programação prevê que todo o município seja percorrido duas vezes por ano, o que permite às pessoas se programarem e evitarem o acúmulo de objetos em casa, dando-lhes destinação adequada.

O diretor municipal de Limpeza Pública, José Roberto Rodrigues, explica que a população já se acostumou com o Cata-Tranqueira, o que torna o projeto consolidado no município.

Uma das novidades do Cata-Tranqueira é que o programa também está recebendo madeira entre os materiais recolhidos. Após a passagem do caminhão, a madeira é separada e deixada nos ecopontos, de onde segue o caminho da reciclagem. "O Cata-Tranqueira funciona com base em uma programação. Mas as pessoas podem fazer descartes menores fora das datas do programa, usando o ecopontos", diz. A cidade possui ecopontos no Jardim Armênia (rua Julio Perotti, 56) e no Parque Olímpico (Avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº), além de unidades que funcionam nas Administrações Regionais de Biritiba Ussu (rua Thiago Silvestre Furtado, 153), Quatinga (rua Antônio Rosendo de Lima, 353), Sabaúna (rua Antônio Castilho Gualda, 43) e Taiaçupeba (rua Seis de Junho).



Leia também

Pacientes com câncer

Lions lança campanha para arrecadar cabelo

O Lions Clube Mogi das Cruzes-Itapeti lançará na terça-feira, 21, a campanha "Sansão Solidário", que vai arrecadar cabelos para a confecção de perucas para pacientes atendidas pela Associação Beneficente de Controle do Câncer do Alto Tietê (ABCC-AT).

Continue lendo...

Expansão

Mogianos vão ganhar três novas creches

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está dando início à construção de mais três creches no município.

Continue lendo...

Seca

Moradores da Chácara Guanabara sofrem com a falta de água e de rede

A falta de chuva não afeta somente o armazenamento de água nas represas.

Continue lendo...

Saúde

Tempo seco aumenta o número de casos de problemas respiratórios

A falta de chuva e a poluição atmosférica, agravada principalmente por causa das queimadas, são fatores preponderantes para a ocorrência de problemas respiratórios, em especial em crianças e idosos.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade