Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Tratamento

Centro de Bem-Estar Animal será inaugurado no ano que vem em Mogi

Unidade funcionará no distrito de César de Souza, em prédio anexo à sede do Centro de Controle de Zoonoses

Publicada em 28/08/14

Erick Paiatto

O prefeito Marco Bertaiolli autorizou ontem o início da construção do centro voltado para animais

Noemia Alves
Da reportagem local

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) autorizou a realização das obras para a construção do Centro de Bem-Estar Animal, no distrito de César de Souza. O espaço, que como o próprio nome sugere será destinado exclusivamente à assistência de animais domésticos abandonados e vítimas de maus-tratos, ficará anexo à atual sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Ao todo, segundo o prefeito, devem ser investidos R$ 500 mil para a implantação do serviço, com uma área de cerca de 300 metros quadrados disponível, com recepção, sala de consulta, sala de cirurgia, sala de exames diagnósticos, raio X móvel, canil e gatil com solário, almoxarifado, sala administrativa, entre outros espaços.
A previsão é de que a inauguração do Centro de Bem-Estar Animal aconteça em meados de 2015, com capacidade para atender cerca de 100 animais (70% cães e 30% gatos).
"É um investimento peculiar da Prefeitura de Mogi das Cruzes na causa animal e que há muito era reivindicado pela população. Hoje, demos autorização para o processo licitatório da escolha da empresa que fará as obras, o que deve levar pouco mais de dois meses. Até o fim deste ano, devem começar os trabalhos e, em meados de 2015, teremos o Centro de Bem-Estar Animal funcionando", discursou Bertaiolli, durante visita ao Centro de Controle de Zoonoses, ontem pela manhã.
"Mais do que garantir abrigo e assistência aos animais abandonados, o Centro de Bem-Estar Animal terá como responsabilidade garantir uma maior conscientização da população no trato com os animais e da posse responsável. Não é uma iniciativa muito comum em outras administrações públicas, porém, tenho certeza de que em breve Mogi será referência no que se refere às políticas públicas da saúde da população e também dos animais. Afinal, teremos em breve o Código do Bem-Estar Animal, que está em análise na Câmara Municipal", completou o prefeito.

Petmóvel
Outro serviço para o bem-estar animal, citado por Bertaiolli e que, segundo ele, tem dado bons resultados é da Unidade Móvel de Educação e Esterilização (Petmóvel), com serviço itinerante de castração. Desde outubro do ano passado, quando foi implantado, o Petmóvel já realizou mais de 1,8 mil castrações em animais de Jundiapeba, Taiaçupeba, Vila Estação e Conjunto Santo Ângelo. Atualmente, segundo o prefeito, mais de 80 mil animais vivem na cidade.
Para realizar a castração de um cão ou gato, o proprietário deve ir até o Centro de Controle de Zoonoses para efetuar o registro do animal. Em seguida, deve participar de uma atividade educativa para que seja marcada a cirurgia de castração.
O procedimento é indicado para todos os cães e gatos a partir de 3 meses de idade e pode ser feito em machos e fêmeas. Além de evitar crias indesejadas e incômodos causados no período de cio, a castração garante outras vantagens aos animais, como redução da incidência do câncer de mama e infecções no útero das fêmeas e diminuição dos tumores de testículo e próstata nos machos.



Leia também

Morre o corretor Antonio Medina

Um dos corretores de imóveis mais antigos e queridos de Mogi das Cruzes morreu ontem.

Continue lendo...

Parte do Largo do Rosário é interditada

O Largo do Rosário, no centro de Mogi das Cruzes, está parcialmente interditado para reforma.

Continue lendo...

na sessão

Dano a material eleitoral é denunciado

Vereadores de Mogi das Cruzes que são candidatos a cargos de deputados denunciaram atos de vandalismo e depredação contra os materiais de campanha.

Continue lendo...

educação

Encontro de conselhos escolares é realizado

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Mogi das Cruzes, promoveu nesta noite de terça-feira o III Encontro dos Conselheiros Escolares de Mogi das Cruzes, no auditório do Cemforpe.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade