Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Mogi Mais Viva

Publicitários de Mogi aprovam projeto da Prefeitura contra poluição visual

Quando nova lei entrar em vigor em Mogi, profissionais de propaganda terão de usar ainda mais a criatividade em campanhas

Publicada em 25/10/09

Marcelo Alvarenga

Avenida dos Bancos: É um dos pontos de maior poluição visual

Cássia Siqueira
Da reportagem local

Publicitários de Mogi das Cruzes aprovam a proposta da Prefeitura de reduzir a poluição visual causada pelo excesso de propaganda nas ruas, mas sabem que a mudança das regras dará trabalho para quem atua no setor. A limitação do uso de outdoors, painéis e panfletos, por exemplo, irá obrigar os profissionais a buscarem outras mídias e a exercitarem a criatividade na hora de desenvolver suas campanhas em veículos convencionais, como televisão, rádio, jornais e revistas.
O publicitário Márcio Vicco, pós-graduado em Marketing, defende a implantação do projeto de lei Mogi Mais Viva, em tramitação na Câmara. "Esta padronização é importante para que não haja abusos de estabelecimentos que querem aparecer mais do que devem e acabam comprometendo a arquitetura da cidade. Mas, por outro lado, é necessária uma política de revitalização dos estabelecimentos, para que não aconteça como em São Paulo, onde arrancaram as fachadas, mas deixaram muitas estruturas velhas à mostra".

A ressalva também é feita pela publicitária Sheyla de Paiva Passos. "O projeto é interessante para não deixar a cidade desorganizada. Mas a proposta precisa ser completa, para que de fato a cidade seja revitalizada. Não adianta só tirar a propaganda. É necessário pensar na limpeza pública, por exemplo. O centro de Mogi é antigo e está feio: precisa ser valorizado".
Embora a lei ainda não tenha sido aprovada, Sheyla afirma que os publicitários já estão se preparando para as mudanças. "Temos campanhas em andamento em que iríamos utilizar a comunicação de rua e agora teremos de mudar a estratégia. Neste momento, a criatividade fará a diferença no mercado". Ela avalia que alguns segmentos serão mais prejudicados, como o de roupas e de calçados, que utilizam muito outdoors e agora terão de optar por outras mídias.

O publicitário Napoleão Filho avalia que a lei é necessária. "Estamos caminhando para um momento em que a propaganda de rua está exagerada, tanto pelo tamanho quanto pela quantidade. Chegou a hora de barrar isso, e mostrar que o pouco também comunica. Isso vai dar muito trabalho para nós. Teremos de explorar nossa criatividade, porque as mídias convencionais passarão a receber uma avalanche de publicidade e será necessário surpreender".
Napoleão observa que o mercado publicitário, os anunciantes e o consumidor terão de se adaptar às mudanças.
"Temos pesquisas que mostram que a panfletagem é a mídia que mais leva clientes para os plantões de vendas do setor imobiliário. Este é um segmento que está acostumado a anunciar desta forma há muitos anos. Com a proibição dos panfletos, teremos de procurar (e iremos encontrar) outros meios. Isso muda todo processo de comunicação".



Leia também

Frases...

"Não adianta só tirar a propaganda.

Continue lendo...

Oportunidade

Candidatos fazem hoje concurso da Prefeitura

As universidades e escolas estaduais de Mogi das Cruzes estarão lotadas hoje.

Continue lendo...

Comerciantes concordam com a necessidade de novas regras

Os comerciantes de Mogi dividem opiniões quando o assunto é o projeto de lei "Mogi Mais Viva", que estabelece novos critérios para o uso de propaganda externa no município.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade