Áreas invadidas devem ser regularizadas e crescimento populacional precisa respeitar o meio ambiente
Cibelli Marthos
Da redação
Ferraz de Vasconcelos receberá uma atenção especial por parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para que consiga se desenvolver de forma sustentável. A meta é que as áreas invadidas sejam regularizadas e que o crescimento dessas comunidades respeite o meio ambiente.
Na manhã de ontem, durante realização do "Seminário de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente: Caminhos para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável", o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, destacou que todas as cidades da região sofrem com o crescimento desordenado e por isso o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pediu que ele atendesse de forma especial o Alto Tietê. "Muitas dessas cidades são carentes, porque receberam muitas pessoas e não foi de forma organizada. Um exemplo disso é Ferraz. Essas invasões não geram emprego e renda, pelo contrário, geram problemas sociais sérios, vem sempre acompanhadas de pobreza e carência, por isso o Poder Público precisa organizar essa acomodação", destacou Pesaro. Segundo ele, a primeira medida a ser adotada pelas prefeituras é a regularização das matrículas dos imóveis.
O chefe da pasta chamou a atenção também para as áreas rurais e afastadas do centro, que recebem invasões com maior frequência e facilidade. "É preciso que se identifique os proprietários das áreas que estão em estado de abandono e que seja feita a desapropriação por parte do município", explicou.
De acordo com o secretário, nesses terrenos é possível criar chácaras com pequenos lotes de agricultura que podem servir como meio de sobrevivência para muitas pessoas e até para abastecimento da cidade. "Podem ser criados também centros de reabilitação para viciados em drogas, porque nos grandes centros não é possível achar áreas com vegetação".
Evento
O seminário, realizado no Centro de Cultura Socioambiental de Saúde, no Cambiri, contou com a presença do prefeito Acir Filló (PSDB), de secretários municipais, entre eles o de Meio Ambiente, José Valverde Machado Filho, e de Promoção Social, Francisca Henrique de Oliveira, além de vereadores e alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ferraz.
"Temos uma série de problemas sociais que dificultam o desenvolvimento. Precisamos da ajuda do Estado de forma urgente para combater essas invasões. Precisamos também dos programas do Estado para atender um número cada vez maior de pessoas carentes", acrescentou o prefeito de Ferraz.