Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Agronegócios| Regularização

Secretário promete ajuda para um desenvolvimento sustentável

Áreas invadidas devem ser regularizadas e crescimento populacional precisa respeitar o meio ambiente

Publicada em 10/04/15

Daniel Carvalho

Floriano Pesaro compareceu ontem em Seminário no Cambiri, junto com o prefeito da cidade, Filló

Cibelli Marthos
Da redação

Ferraz de Vasconcelos receberá uma atenção especial por parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para que consiga se desenvolver de forma sustentável. A meta é que as áreas invadidas sejam regularizadas e que o crescimento dessas comunidades respeite o meio ambiente.

Na manhã de ontem, durante realização do "Seminário de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente: Caminhos para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável", o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, destacou que todas as cidades da região sofrem com o crescimento desordenado e por isso o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pediu que ele atendesse de forma especial o Alto Tietê. "Muitas dessas cidades são carentes, porque receberam muitas pessoas e não foi de forma organizada. Um exemplo disso é Ferraz. Essas invasões não geram emprego e renda, pelo contrário, geram problemas sociais sérios, vem sempre acompanhadas de pobreza e carência, por isso o Poder Público precisa organizar essa acomodação", destacou Pesaro. Segundo ele, a primeira medida a ser adotada pelas prefeituras é a regularização das matrículas dos imóveis.

O chefe da pasta chamou a atenção também para as áreas rurais e afastadas do centro, que recebem invasões com maior frequência e facilidade. "É preciso que se identifique os proprietários das áreas que estão em estado de abandono e que seja feita a desapropriação por parte do município", explicou.

De acordo com o secretário, nesses terrenos é possível criar chácaras com pequenos lotes de agricultura que podem servir como meio de sobrevivência para muitas pessoas e até para abastecimento da cidade. "Podem ser criados também centros de reabilitação para viciados em drogas, porque nos grandes centros não é possível achar áreas com vegetação".

Evento
O seminário, realizado no Centro de Cultura Socioambiental de Saúde, no Cambiri, contou com a presença do prefeito Acir Filló (PSDB), de secretários municipais, entre eles o de Meio Ambiente, José Valverde Machado Filho, e de Promoção Social, Francisca Henrique de Oliveira, além de vereadores e alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ferraz.

"Temos uma série de problemas sociais que dificultam o desenvolvimento. Precisamos da ajuda do Estado de forma urgente para combater essas invasões. Precisamos também dos programas do Estado para atender um número cada vez maior de pessoas carentes", acrescentou o prefeito de Ferraz.



Mais
Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade