Tiago Endrigo
Da reportagem local
A falta de pavimentação de um trecho da avenida Guilherme Giorgi, no distrito de Jundiapeba, tem gerado reclamações dos moradores. De acordo com eles, a situação da via piorou por causa das chuvas dos últimos dias. A avenida Guilherme Giorgi é uma das vias opcionais para quem quer seguir sentido Suzano sem precisar utilizar um trecho da avenida Lourenço de Souza Franco, em Mogi, e a rua Doutor Prudente de Moraes, já em Suzano.
Na administração do então prefeito Junji Abe (PSDB), especulou-se a construção da extensão da avenida, entre Jundiapeba, e a Via Perimentral, próximo à Mineradora Caravelas, mas o plano não foi adiante. De acordo com levantamento feito pela então administração, as obras poderiam custar até R$ 8 milhões.
Para quem mora no local, a espera por melhorias tem sido longa. A dona de casa Francisca de Souza, 48 anos, conta que as condições da avenida têm piorado devido às chuvas. "Parece que esqueceram da gente. É tanto barro que tem dia que nem conseguimos sair de casa sem sujar a roupa", frisou.
O mesmo problema é apontado pela costureira Joselma Maria de Jesus, 45 anos. "Muitas crianças moram nessa rua, mas não existem condições adequadas para que elas brinquem", disse. A falta de manutenção nas árvores também é motivo de reclamação.
A dona de casa Elvira Messias, 67 anos, conta que já procurou a Prefeitura para que a poda das árvores fosse realizada. "Além de destruir as calçadas, acabam com os muros e invadem as casas", explicou.
ProvidênciasPor meio da Coordenadoria de Comunicação, a Prefeitura informou que tem estudos de prolongamento da via, do distrito de Jundiapeba até Brás Cubas, na região da Vila São Francisco. "Para a realização desta obra, são necessários recursos de outras esferas de governo. A Prefeitura trabalha na busca de recursos para esta e outras obras, mas ainda não existem prazos", informou.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos disse que realiza a manutenção periódica das vias sem pavimentação. "O trecho da avenida Guilherme Giorgi será verificado pela equipe da Administração Regional de Jundiapeba e, se necessário, novos serviços de manutenção serão realizados". A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente explicou que o pedido de retirada de duas árvores foi protocolado e o processo está seguindo o trâmite normal.