Ele corre, pede a bola, recebe e faz o que mais gosta: o gol. No lance seguinte, repete a cena. Ronaldo esbanja disposição, treinando como menino. Hoje, diante do Cruzeiro, às 18h30, no Pacaembu, o Fenômeno estará em campo para melhorar o desempenho ofensivo do time - anotou apenas 39 gols em 30 rodadas. Sem ambições no Campeonato Brasileiro, a equipe usará as oito rodadas restantes como pré-temporada antecipada para sua principal estrela, visando um começo de 2010, ano do centenário corintiano, em alto nível físico.
"Não é exatamente uma pré-temporada. A gente está identificando os problemas para saber o que fazer em janeiro", afirmou o centroavante, confiante em fechar bem uma temporada na qual desfalcou o time três vezes por contusões: lesão muscular, fratura na mão esquerda e tendinite no joelho direito. "Dá tempo de voltar à forma antiga, mas é difícil. Eu tenho treinado muito, feito muito trabalho físico".
Ronaldo não esconde que sofreu por causa das paradas. Ganhou peso e perdeu ritmo de jogo bem no momento no qual começava a embalar - vinha de sete jogos seguidos até a fratura na mão diante do Palmeiras. Agora corre contra o tempo para entrar em forma e para manter viva a promessa de marcar 30 gols na temporada. Ou, ao menos, chegar perto dela. Faltam 11 gols em oito jogos. "Estou longe do que projetei. Com as lesões, ficou difícil."