Luana Nogueira
Da reportagem local
Uma das concessionárias que administram o serviço de transporte público de Mogi das Cruzes realizou uma blitz na rua Doutor Ricardo Vilela, na região central, com a presença de duas equipes que fizeram o trabalho de orientação e verificação de velocidade dos coletivos. A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol que informou que o trabalho de fiscalização foi iniciado pela CS Brasil no mês passado e na última semana pela Princesa. A medida foi um pedido da Prefeitura por causa das reclamações de passageiros que chegam à Ouvidoria Municipal.
Uma das equipes da CS Brasil permaneceu próximo ao cruzamento com a rua Olegário Paiva fornecendo orientações aos ônibus que passavam pelo trecho. Outro grupo ficou perto da rua Doutor Corrêa monitorando a velocidade dos ônibus com um equipamento. Xiol informou que verificou que os motoristas estavam reduzindo a velocidade ao perceber a fiscalização, por isso, solicitou que os fiscais atuem descaracterizados a partir de agora. "Essa é uma operação para verificar o comportamento dos motoristas, se eles deixam as portas abertas, se falam ao celular ou se trafegam na faixa errada. A equipe também está com um detector de velocidade", esclareceu.
O secretário afirmou que a fiscalização faz parte da rotina das concessionárias. "Todos os trajetos de ônibus passam pela operação, como a avenida Japão, avenida João XVIII e avenida Francisco Rodrigues Filho. A Princesa fará uma fiscalização hoje (ontem) no período noturno em César de Souza. As empresas não faziam esse trabalho, mas foi um pedido devido às reclamações que chegam para a Prefeitura", explicou. Os funcionários que forem flagrados pela fiscalização serão penalizados pelas empresas.
Uma das principais reclamações dos usuários dos transporte público é o atraso dos ônibus. "Recebemos casos de comportamento de motorista, forma de tratamento com o passageiro e reclamações de condutores que não param nos pontos. Tudo isso será observado pela blitz", disse o secretário.
Xiol informou ainda que outras medidas foram adotadas pelas concessionárias com base nas reclamações dos passageiros. "As empresas estão colocando pessoas da limpeza nos terminais para limpar os ônibus que estão sujos. Outra medida é o teste dos elevadores que também passaram a ser feito nos terminais", ressaltou.