Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| ALTO TIETÊ

Mogi lidera número de queimadas na região

Corpo de Bombeiros divulgou quantidade de casos ocorridos em cinco municípios do Alto Tietê nos meses de janeiro de 2014 e de 2015 até dia 21

Publicada em 25/01/15

Amilson Ribeiro

Estatísticas revelaram que Corpo de Bombeiros atendeu 29 chamados em cinco municípios da região desde o primeiro dia deste ano

Renata José
Da reportagem local

Com a falta de chuvas e o tempo constantemente seco, as queimadas nas zonas urbana e rural registraram aumento nestes primeiros dias do ano no Alto Tietê. Mogi das Cruzes figura com o maior número de casos, entre cinco municípios. Em 2014, foram 36 ocorrências do tipo no mês todo, enquanto que em 2015, até o último dia 21, foram 29. Porém, em Suzano, houve um considerável aumento no atendimento dessas ocorrências em janeiro deste ano.

Os dados são do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes que, somente este mês, em 21 dias, já havia contabilizado 79 chamadas sobre queimadas em cinco cidades do Alto Tietê (Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano). No comparativo com todo o mês de janeiro de 2014, neste começo de ano já houve, na região, um aumento de 27% nos casos de queimadas.

O cabo Cláudio Rogério Gonçalves, do Corpo de Bombeiros de Mogi, explicou que o aumento se deve à falta de chuvas e à baixa umidade do período. Ele prevê que, até o fim de janeiro, o número deve aumentar, caso não chova muito. "No ano passado, no mês inteiro de janeiro, foram 62 ocorrências de queimadas. Torcemos para que chova bastante, pois se o tempo quente e seco continuar, a quantidade de queimadas este ano continuará se elevando", contou o cabo Gonçalves.

Entre as cidades atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Mogi, o município de Suzano já ultrapassou, este mês, o número de queimadas do último ano. Foram 24 casos contra 9 em janeiro do ano passado.

O cabo Gonçalves explicou que, além da dificuldade que toda a Grande São Paulo vem enfrentando com a falta de chuva, a imprudência da população tem grande influência nas queimadas. "Elas são causadas, na maioria das vezes, por pessoas que colocam fogo em terrenos para sua limpeza, que fazem fogueiras ou que soltam balões. Todas essas situações são comuns para alastrar o fogo", exemplificou.

Colocar fogo em terrenos em área urbana e, principalmente, na zona rural, pode ser classificado como "crime ambiental", devido ao dano à vegetação. O responsável pode pagar multa, que é ajustada a cada caso, entre outras penalidades. Para avisar sobre incêndios florestais, é possível entrar em contato com os Bombeiros pelo 193 ou com a Polícia Militar no 190.



Leia também

ALERTA

Ação preventiva serve para evitar acidentes

Segundo o secretário, se a árvore for podada regularmente, a probabilidade de queda é menor.

Continue lendo...

USO RACIONAL

Clubes e parques aquáticos adotam medidas para reduzir o consumo

As altas temperaturas dos últimos dias fazem com que as pessoas procurem uma alternativa para aliviar o calor.

Continue lendo...

NO LIMITE

Com IML de Suzano fechado, Mogi está sobrecarregado

A sobrecarga de corpos encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Mogi das Cruzes, em decorrência das demandas da unidade de Suzano (que passa por reforma), deve prosseguir.

Continue lendo...

PERIGO

Com medo, idoso evita atravessar no cruzamento

Renato Siqueira Santos, aposentado, 82 anos, disse que evita atravessar no cruzamento, porque está com idade avançada e não consegue passar muito rápido.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade