Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| EDUCAÇÃO

Região tem déficit de 9 mil vagas em creches

Com apenas 220 unidades, Alto Tietê espera a inauguração de novas instalações para diminuir o saldo negativo e atender melhor a população

Publicada em 25/01/15

Erick Paiatto

Conseguir vaga nas creches da região tem representado a maior dificuldade dos pais

Cibelli Marthos
Da reportagem local

O Alto Tietê registra um déficit atual de pelo menos 9 mil vagas em creches. Atender toda a demanda de crianças com idade entre seis meses e 4 anos é um desafio para as prefeituras, que se desdobram para construir novas unidades, além das 220 existentes em Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Arujá.

Mogi das Cruzes, que conta com o maior número de creches do Alto Tietê, sendo 95 no total, tem o segundo maior déficit, 2.305. Com 8,9 mil alunos já matriculados, o município prevê inaugurar somente neste ano 14 das 25 creches que estão previstas para a cidade até o final de 2016. A cidade, uma das mais populosas da região, apesar de contar com um número significativo de unidades já em funcionamento (95), ainda não consegue eliminar o déficit de 2,3 mil vagas.

Segundo a prefeitura, na cidade estão em funcionamento 16 creches municipais e 79 subvencionadas por meio da Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, o Sistema Municipal de Ensino registra 8.923 crianças matriculadas. No entanto, de acordo com os dados do Sistema de Gestão Educacional, há 3.995 crianças inscritas e 1.690 vagas disponíveis no Cadastro Municipal Unificado.

Para zerar o déficit, a administração municipal está construindo novas unidades escolares, com previsão de entrega de mais 25 novas creches que atenderão 2.820 crianças em período integral. Neste ano, 14 unidades já iniciarão seus atendimentos, sendo cinco delas em Jundiapeba. Entre os bairros que ainda receberão os novos prédios estão Kaoru Hiramatsu, Jardim Aracy, Parque Morumbi, Granja Anita e Vila da Prata.

Suzano lidera o ranking das cidades com maior necessidade de criação de vagas. No total, 2.827 crianças aguardam para se matricularem na rede municipal, que atualmente funciona com 32 creches e recebe 3.298 alunos. De acordo com a prefeitura, no ano passado foram entregues duas creches para reforçar o atendimento no Jardim Alterópolis e no Jardim Leblon. Outras três unidades estão em construção no Parque Residencial Casa Branca, no Jardim Quaresmeira e no Miguel Badra Baixo, onde 560 novas vagas serão criadas. "A administração municipal trabalha para atender a demanda existente. Os pais que quiserem inscrever seus filhos podem procurar qualquer unidade escolar pertencente ao município, munidos da Certidão de Nascimento e comprovante de residência atualizado", explicou a prefeitura, por meio de nota.



Leia também

ALERTA

Ação preventiva serve para evitar acidentes

Segundo o secretário, se a árvore for podada regularmente, a probabilidade de queda é menor.

Continue lendo...

USO RACIONAL

Clubes e parques aquáticos adotam medidas para reduzir o consumo

As altas temperaturas dos últimos dias fazem com que as pessoas procurem uma alternativa para aliviar o calor.

Continue lendo...

NO LIMITE

Com IML de Suzano fechado, Mogi está sobrecarregado

A sobrecarga de corpos encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Mogi das Cruzes, em decorrência das demandas da unidade de Suzano (que passa por reforma), deve prosseguir.

Continue lendo...

PERIGO

Com medo, idoso evita atravessar no cruzamento

Renato Siqueira Santos, aposentado, 82 anos, disse que evita atravessar no cruzamento, porque está com idade avançada e não consegue passar muito rápido.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade