Noemia Alves
Da reportagem local
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou a garantir ontem que "o Alto Tietê está fora de qualquer risco de falta de água".
Durante visita a Mogi das Cruzes, na tarde de ontem, em campanha na busca de votos para ele e o colega de partido, o presidenciável Aécio Neves, Alckmin se mostrou tranquilo com o baixo crescimento do volume de água dos reservatórios da região e que ajudam abastecer as residências da Região Metropolitana de São Paulo.
"Houve um crescimento de 0,04% do nível das represas", disse. "Prevemos que também não vamos precisar usar o volume morto do Alto Tietê", completou. O candidato a reeleição garantiu que, caso vença as eleições, vai continuar investindo no setor . "Vamos investir ainda mais no abastecimento e na construção de novos sistemas como, por exemplo, o de São Lourenço", destacou, se referindo ao investimento de R$ 2,2 bilhões, o qual permitirá a ampliação da capacidade da Sabesp de produzir água tratada de 73 mil para 77,7 mil litros por segundo. As obras, iniciadas em setembro, serão executadas pelo consórcio vencedor da licitação, o Sistema Produtor São Lourenço S.A. Resultado de uma parceria entre as construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, e devem ser concluídas em 2017. Ao todo, a estimativa do governo estadual é que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com o novo sistema.
"Temos seis sistemas de abastecimento de água e hoje nasce um novo que vai buscar água lá no rio São Lourenço. Ele ajudará toda Região Metropolitana e aliviará os sistemas Cantareira e Alto Tietê", destacou o governador.
1º turno
Embora tentasse evitar o clima de "já ganhou", Alckmin demonstrou otimismo em sair vitorioso nas eleições logo no primeiro turno.
"Vamos aguardar o que povo vai dizer, mas o que estou sentido em Mogi das Cruzes é um grande apoio e a possibilidade de vitória já no primeiro turno", completou o candidato a reeleição.