Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Facilidade

Ensino a distância atrai cada vez mais alunos

Publicada em 22/07/14

Caio Januario

A aluna de Serviço Social da Universidade Braz Cubas, Helen Campos, aprovou a modalidade

Renata José
Da reportagem local

Com tantas opções para fazer uma graduação e pós-graduação em pleno século 21, só não estuda quem não quer. Além de facilidades como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos a instituições públicas, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que abre vagas para bolsistas em instituições particulares, hoje a Educação a Distância (EAD), que já completou 100 anos, tem um grande número de alunos. Ela é uma modalidade encontrada em muitas faculdades e universidades no Brasil, que possibilita o aluno fazer as aulas on-line e criar o seu próprio horário para estudar, pois as aulas são ministradas por meio da Internet, além de outras mídias, tudo para estar conectado com os professores. Além das aulas totalmente virtuais, há a modalidade semipresencial, que é voltada para aqueles que têm disponibilidade para frequentar o pólo de apoio presencial uma vez por semana, onde poderá desenvolver atividades programadas, realizar avaliações, além de se relacionar com outros estudantes da turma.
Dados do Censo de Educação Superior, entre 2011 e 2012, dos quase 7 milhões de universitários brasileiros, mais de 15% estavam matriculados em cursos a distância.

A Universidade de Braz Cubas, que é uma das poucas instituições de ensino presencial da região a oferecer também o ensino a distância, tem cerca de nove mil alunos matriculados na modalidade, em mais de 25 pólos espalhados por todo o Brasil. São 15 cursos para graduação e mais 15 para pós-graduação.
A coordenadora acadêmica de Educação a Distancia da Braz Cubas, Mara Yaskara Cardoso, comenta o fácil acesso financeiro para cursos on-line e semipresenciais. "A maioria dos cursos na modalidade a distância tem uma mensalidade no valor de R$ 250, diferente dos presenciais, que possuem uma mensalidade que é calculada conforme as necessidades acadêmicas de suas respectivas disciplinas", explica.
A aluna do EAD Helen Campos contou que a possibilidade de estudar a distancia facilitou muito a vida dela, que tem que conciliar estudo, trabalho e família. "Eu tenho 36 anos, marido, dois filhos e trabalho, a faculdade presencial para mim seria impossível, já com o EAD eu posso estudar a hora que eu achar melhor", explica a aluna de Serviço Social da Universidade Braz Cubas.
Além a flexibilidade de horário, Helen relata que teve todo o apoio da instituição. "Eu não encontrei dificuldade nenhuma com o ensino a distancia como pensei, foi o contrario, a universidade me deu todo o auxilio que precisava. Hoje eu já faço estágio na minha área", conclui.

Além da Braz Cubas, várias outras instituições de ensino profissionalizantes em todo o Estado oferecem aos seus alunos o ensino on-line ou semipresencial. Porém, faculdades e universidades como a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), a Universidade de Arujá e a Unisuz, em Suzano, ainda não possuem a especialidade. Em contra partida, já há varias instituições na região especializadas na EAD, como a Unopar, Unisa e Abrange, que atendem à região de Mogi, Suzano e Itaquá, todas com cursos on-line e semipresenciais, com aulas presenciais conhecidas como "aulas satélites".



Leia também

Saúde

Cirurgias começam a ser agendadas no Hospital Municipal em setembro

O agendamento de cirurgias no Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas, terá início em setembro.

Continue lendo...

Índice de faltas já chega a 23% na unidade inaugurada há apenas um mês

O índice de faltas nas consultas marcadas no Hospital Municipal, recém-inaugurado em Mogi faz Cruzes, já preocupa a Prefeitura.

Continue lendo...

Educação

Mogi ganhará mais 13 centros de educação infantil até o fim do ano

A cidade ganhará mais 13 Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) entre dezembro deste ano e janeiro de 2015.

Continue lendo...

Oportunidade

Mogi tem 864 vagas de emprego em várias áreas

O Emprega Mogi oferece nesta semana 864 oportunidades de emprego para os mogianos em diferentes funções.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade