O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes inicia o atendimento à população amanhã, a partir das 7 horas. Com entrada exclusiva pela rua Guttermann, nº 577, o Ambulatório Infantil terá funcionamento 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e atenderá crianças de zero a 14 anos em situações de urgência e emergência.
O Ambulatório Infantil 24 horas será uma alternativa de atendimento para pacientes que residem na região de Brás Cubas e Jundiapeba, contribuindo para desafogar o Pró-Criança, na área central, onde está sendo atendida uma média de 250 crianças por dia neste mês de junho.
Os Ambulatórios da Mulher e de Especialidades têm entrada pela rua Capitão Francisco de Almeida, s/nº, e atenderão os pacientes encaminhados pela Central de Agendamento do SIS - Sistema Integrado de Saúde e pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, mesmo procedimento adotado para agendamentos em outros equipamentos hospitalares e de especialidades, como Hospital Luzia de Pinho Melo, Santa Casa de Misericórdia, Unica - Unidade Clínica Ambulatorial e AME - Ambulatório Médico de Especialidades.
Na última semana, os pacientes foram avisados sobre data, horário e local dos primeiros atendimentos. Até o momento, já foram agendados 502 procedimentos, entre consultas e exames.
Deste total, são 248 consultas de ginecologia; 132 consultas de otorrinolaringologia; 72 consultas de urologia; 24 consultas de avaliação com cirurgião geral; e 26 ultrassonografias de articulação. Outros procedimentos já estão sendo agendados.
Todo agendamento de consultas no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é feito pelo SIS - Sistema Integrado de Saúde por meio dos encaminhamentos realizados pelos Postos de Saúde ou unidades do Programa Saúde da Família (PSF).
Para marcar uma consulta na Rede Básica - clínica médica, ginecologia ou pediatria - basta ligar gratuitamente para a Central de Agendamento do SIS pelo telefone 0800-770-5585. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados das 7 às 13 horas.
O hospital terá capacidade para realizar até 8 mil consultas por mês, sendo 3 mil atendimentos no Ambulatório Infantil, 3 mil no Ambulatório da Mulher e 2 mil no Ambulatório de Especialidades. Inicialmente, serão disponibilizadas consultas de clínica médica, cirurgia vascular, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e atendimento ginecológico. Entre os exames, serão realizados procedimentos de análises clínicas (adulto e infantil), radiografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma e tomografia computadorizada.
Transporte coletivo
A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou há duas semanas uma nova linha circular de transporte coletivo para atendimento aos usuários do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Os ônibus da linha L004 são identificados como "Hospital Municipal via Estação Braz Cubas" e possuem 26 partidas diárias, com intervalos médios de 35 minutos.
A nova linha parte da rua Capitão Francisco de Almeida, ao lado do novo hospital, e percorre as principais ruas e avenidas de Braz Cubas: rua do Agricultor, rua Valmet, rua Santa Efigênia, rua Thuller, avenida Japão, avenida Júlio Simões, Apolo 18, rua Francisco Martinez Casanova, avenida Edith Inácio da Silva, rua Shiguetosi Suzuki, avenida Shozo Sakai, avenida Conceição, avenida Anchieta, rua Schwartzmann e rua Guttermann, retornando à rua Capitão Francisco de Almeida.