Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Variedades| Música

Banda de Mogi atende 120 músicos

Grupo Sagrado Coração passa por reestruturação, amplia número de alunos e professores e ganha mais instrumentos

Publicada em 28/05/14

Divulgação

Guilherme Donizete Cardoso (foto maior) e o maestro Allan Caetano de Paula (abaixo), que integram a Banda Jovem Sagrado Coração

Maria Regina Almeida
Da reportagem local

A Banda Jovem Sagrado Coração, que ensina música para 120 crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes, passou por uma reestruturação e, a partir deste ano, além de ampliar o número de integrantes em mais de sete vezes, ganhou novos instrumentos e professores, dentre eles o trompista Odilon Bueno, titular do musical Jesus Cristo Superstar, e já começa a formar os seus primeiros músicos profissionais.

O projeto começou em 2008 com a doação de instrumentos feita pela cidade italiana de Montescaglioso e contava com apenas 17 alunos. Atualmente, a banda ganhou o apoio da Fundação Gerdau, e o número de alunos deu um expressivo salto para 120 atendidos. Os participantes são de bairros como Vila Natal, Nova União, Jardim Aeroporto e Jundiapeba.

Para o maestro mogiano Allan Caetano de Paula, que idealizou o projeto, ver o crescimento da banda em um período relativamente curto é motivo de alegria. "É muito gratificante acompanhar esse desenvolvimento e constatar que a música está sendo fomentada entre as crianças e servindo para a formação global de cada uma delas, principalmente enquanto cidadãs. Isso é muito interessante", avalia Allan Caetano, que é o atual regente e diretor artístico do grupo musical.

Segundo ele, outro ponto favorável diz respeito à formação cultural dos jovens envolvidos no projeto, que aprendem não somente a tocar um instrumento, mas também adquirem conhecimentos sobre a história da música, os grandes compositores e os países de maior expressão neste universo. "Eles passam a ter uma identidade cultural diferente da realidade em que vivem e quebram paradigmas. Como consequên-cia, a autoestima deles melhora muito", observa.

Com a ampliação e aporte de recursos, três alunos que participam do projeto passaram a ser monitores e ganham bolsa de estudo. Eles auxiliam os professores e continuam estudando no grupo musical. Um deles, Guilherme Donizete Cardoso, de 17 anos, passou a fazer parte da banda em 2010. Ele toca flauta transversal. Segundo ele, a oportunidade de ser monitor fez com que se aproximasse mais da música e levasse o estudo mais a sério. "Hoje, quero me profissionalizar como músico e tocar em uma orquestra", disse.

O maestro Allan Caetano prepara para o segundo semestre a apresentação da banda em dez escolas estaduais, além de uma apresentação do grupo no Teatro Vasques, em novembro. No Vasques, será o primeiro concerto com o atual número de integrantes.

A Banda Jovem Sagrado Coração é um braço do Projeto Estrela, desenvolvido na Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração, no Socorro. A entidade atende 150 crianças. Só não faz parte da banda quem não completou 7 anos.




Leia também

Filme

"A Ilha da Imaginação"

Baseado no livro de Wendy Orr, o longa-metragem conta a história de Nim Rusoe, uma garota cheia de imaginação que vive com o seu pai, Jack, em uma ilha isolada.

Continue lendo...

Mensagem especial

Alexandre dos Santos Soares

Ensinamentos

1.

Continue lendo...

Foi bem

Atuação

Para Johnny Massaro.

Continue lendo...

Cinema

Casarão exibe hoje o filme "A Profecia dos Sapos"

O desenho francês "A Profecia dos Sapos", do diretor Jacques-Rémy Girerd, será exibido hoje, às 15 horas, no Casarão do Carmo, em Mogi das Cruzes, dentro da programação do projeto Pontos MIS.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade