Maria Regina Almeida
Da reportagem local
A Banda Jovem Sagrado Coração, que ensina música para 120 crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes, passou por uma reestruturação e, a partir deste ano, além de ampliar o número de integrantes em mais de sete vezes, ganhou novos instrumentos e professores, dentre eles o trompista Odilon Bueno, titular do musical Jesus Cristo Superstar, e já começa a formar os seus primeiros músicos profissionais.
O projeto começou em 2008 com a doação de instrumentos feita pela cidade italiana de Montescaglioso e contava com apenas 17 alunos. Atualmente, a banda ganhou o apoio da Fundação Gerdau, e o número de alunos deu um expressivo salto para 120 atendidos. Os participantes são de bairros como Vila Natal, Nova União, Jardim Aeroporto e Jundiapeba.
Para o maestro mogiano Allan Caetano de Paula, que idealizou o projeto, ver o crescimento da banda em um período relativamente curto é motivo de alegria. "É muito gratificante acompanhar esse desenvolvimento e constatar que a música está sendo fomentada entre as crianças e servindo para a formação global de cada uma delas, principalmente enquanto cidadãs. Isso é muito interessante", avalia Allan Caetano, que é o atual regente e diretor artístico do grupo musical.
Segundo ele, outro ponto favorável diz respeito à formação cultural dos jovens envolvidos no projeto, que aprendem não somente a tocar um instrumento, mas também adquirem conhecimentos sobre a história da música, os grandes compositores e os países de maior expressão neste universo. "Eles passam a ter uma identidade cultural diferente da realidade em que vivem e quebram paradigmas. Como consequên-cia, a autoestima deles melhora muito", observa.
Com a ampliação e aporte de recursos, três alunos que participam do projeto passaram a ser monitores e ganham bolsa de estudo. Eles auxiliam os professores e continuam estudando no grupo musical. Um deles, Guilherme Donizete Cardoso, de 17 anos, passou a fazer parte da banda em 2010. Ele toca flauta transversal. Segundo ele, a oportunidade de ser monitor fez com que se aproximasse mais da música e levasse o estudo mais a sério. "Hoje, quero me profissionalizar como músico e tocar em uma orquestra", disse.
O maestro Allan Caetano prepara para o segundo semestre a apresentação da banda em dez escolas estaduais, além de uma apresentação do grupo no Teatro Vasques, em novembro. No Vasques, será o primeiro concerto com o atual número de integrantes.
A Banda Jovem Sagrado Coração é um braço do Projeto Estrela, desenvolvido na Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração, no Socorro. A entidade atende 150 crianças. Só não faz parte da banda quem não completou 7 anos.