Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Variedades| Artes cênicas

Grupo Redimunho encena a peça "Tareias" amanhã em Mogi

Publicada em 24/04/14

Fotos: Divulgação

A peça conta a história de um grupo de mulheres, todas com o nome de Maria, e faz uma crítica ao machismo

Gabriela Pasquale
Da reportagem local

A literatura e o teatro são manifestações culturais que se complementam. Obras de autores clássicos e contemporâneos são adaptadas para os palcos, mostrando ao público uma visão diferente de uma história. Esse é o caso do Grupo Redimunho de Investigação Teatral, de São Paulo, que apresentará o espetáculo "Tareias", no largo do Rosário, amanhã.
Parte integrante do Circuito Cultural Paulista, a peça terá início ao meio-dia e percorrerá diversos pontos de Mogi das Cruzes. A entrada é gratuita. Informações: 4798-6900.

Com base na obra "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, a peça acompanha a trajetória de um grupo de mulheres, todas com o nome de Maria, que, assim como Diadorim, personagem do clássico desse autor mineiro, é oculta perante a sociedade e teve de se vestir de homem para impor respeito.
Dessa forma, há a mulher que ousou enfrentar o diabo; a menina parida no berço da cidade; a retirante que sai do Ceará e desembarca em um grande município por conta de um sonho; a portuguesa que assassinou o marido violento; a esposa do presidiário que foi presa por uma prova de amor; e a faxineira de rua esquecida e invisível ao mundo.
De acordo com Giovanna Galdi, que dá vida a uma das Marias e é responsável pela produção do espetáculo, "Tareias" faz uma crítica à sociedade machista e utiliza Diadorim como contraponto. "O espetáculo fala do universo feminino e tem a personagem de Guimarães Rosa como ponto de partida pelo fato de ela ter de se travestir de homem para sobreviver em um universo machista. As personagens se chamam Maria para fazer uma simbologia a todas as mulheres do mundo", revela.
No espetáculo, o único personagem masculino é o Joca Ramiro, presente na obra "Grande Sertão: Veredas", que desempenha, na peça, o papel de pai de todas as Marias. "Ele mostra a força do bem, por ser bondoso e corajoso, sendo o guia de Diadorim no livro de Guimarães Rosa. Os outros rapazes da trupe são responsáveis por guiar o público pelos cantos da cidade em um cortejo interessante", conta.

Estudo
Para a realização de "Tareias", assim como os outros espetáculos do Redimunho de Investigação Teatral, o grupo realizou uma pesquisa aprofundada para, depois, criar a dramaturgia. Segundo Giovanna, todo esse processo teve duração de mais ou menos um ano. "Todos os espetáculos demoram um tempo para ficar prontos. Trabalhamos com as obras de Guimarães Rosa desde 2003, o ano de nascimento do grupo. No entanto, apesar de termos esse autor como guia, também fazemos estudos com obras de Gabriel García Márquez e Jorge Amado", comenta.



Leia também

Filme

"Cinema, Aspirinas e Urubus"

O filme é situado em 1942, no meio do sertão nordestino, onde dois homens vindos de mundos diferentes se encontram.

Continue lendo...

Novo folhetim

"Geração Brasil" terá a tecnologia como tema

A experiências entre tecnologias e novelas nem sempre foram bem-sucedidas na tevê, como foi o caso de "Tempos Modernos".

Continue lendo...

Atividade cultural

Anfiteatro sedia Encontro de Música e Literatura hoje

O VIII Encontro de Música e Literatura, que será realizado hoje, às 19h30, no Anfiteatro Orlando Digenova, em Suzano, terá uma homenagem ao cantor, compositor, violonista, pintor e ator Dorival Caymmi.

Continue lendo...

Atrações culturais

A Secretaria de Cultura de Suzano vai promover no dia 1º de maio -Dia do Trabalho- atrações culturais para comemorar a data.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade