Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Saúde| epidemia

Mudança de hábitos é fundamental

Publicada em 20/07/13

Para não se tornar um obeso, a nutricionista e especialista em obesidade e emagrecimento Camila Marques orienta todas as pessoas a terem um acompanhamento nutricional. Além disso, ela ressalta a importância de um nutricionista no período gestacional. "É indicado que a mulher procure um profissional especializado para ter um acompanhamento adequado, pois, é sabido que durante a gravidez já podemos prevenir a obesidade", recomenda.

Para a endocrinologista Karla Fabiana Brasil Gomes, o tratamento da obesidade depende da magnitude da perda de peso e da redução dos fatores de risco presentes no início do tratamento. "Uma intervenção terapêutica para perda de peso é eficaz quando há redução maior ou igual a 1% do peso corporal por mês, atingindo pelo menos 5% em 3 a 6 meses. A literatura respalda que a diminuição de 5% a 10% de peso reduz de forma significativa os fatores de risco para diabete e doenças cardiovasculares", afirma.

Ela revela que o tratamento também auxilia na modificação do estilo de vida, na orientação dietoterápica, no aumento da atividade física e em mudanças comportamentais. No entanto, o porcentual de pacientes que não obtêm resultados satisfatórios com medidas conservadoras é alto. (B.C.)



Leia também

epidemia

Índice de obesidade cresce no País

Por resultar no acúmulo excessivo de gordura, a obesidade é considerada uma doença metabólica.

Continue lendo...

Prevenção

Vacinação contra hepatite é ampliada

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade