Jamile Santana
Da Reportagem Local
A Prefeitura de Mogi das Cruzes distribuirá 3 mil ingressos à população para o show dos Canarinhos do Itapety com o cantor Moraes Moreira, que integra a programação de aniversário da cidade. Os ingressos poderão ser retirados de terça-feira até o dia 28 no Ginásio Municipal de Esportes, das 9 às 17 horas. Em troca, os interessados devem levar um quilo de alimento não perecível.
Os organizadores acreditam que o evento terá público de 6 mil pessoas. De acordo com o regente da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e diretor musical do evento, maestro Marcelo Jardim, esta será a primeira vez que a Orquestra Sinfônica Jovem participará integralmente na base musical da apresentação. "Nos outros anos, a orquestra jovem também era formada pelos professores, que eram a base musical nas apresentações. No ano passado, começamos a trabalhar a independência musical destes jovens e hoje eles estão prontos para assumir a base sozinhos", explicou.
Participarão da apresentação a Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi, Banda Boigy, Orquestra de Cordas e Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, além dos Canarinhos do Itapety, o cantor Moraes Moreira e outros corais de escolas convidadas, somando 800 músicos no palco. O show será no Ginásio de Esportes no dia 29 de agosto às 19h30.
De acordo com o a diretora artística do evento e regente Solange Urbano, as crianças e adolescentes aprovaram a idéia de dividir o palco com o artista baiano Moraes Moreira, que fez mais sucesso na década de 70. "Todas as músicas dele são alegres, de um ritmo contagiante. Com certeza, a apresentação irá surpreender o público", prometeu. Serão interpretados sucessos do músico como "Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira", de 1979, e "Preta Pretinha", de 1982.
Expectativa
"Serão 6 mil pessoas com o olhar fixo no palco, portanto, existe uma grande expectativa destes jovens de fazer uma boa apresentação cultural. Mais que isso, é importante salientar que a sociedade também ganha em cultura, já que a parceria no palco dos alunos da orquestra e do coral com o artista mostra que nosso projeto tem vida longa e está cumprindo o seu papel social, garantindo a profissionalização e uma bagagem cultural muito rica a estes jovens", destacou Jardim.
De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Ação Social, José Luiz Freire de Almeida, o Fundo Social de Solidariedade irá selecionar em novembro uma instituição para realizar a doação dos alimentos arrecadados.