A área da antiga fábrica de teares da Howa S/A Indústrias Mecânicas é apontada pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, como um dos pólos de transformação em César de Souza. O terreno tem aproximadamente 174 mil metros quadrados e dará lugar a conjuntos de casas e prédios unifamiliares de média renda.
Entusiasmado com o empreendimento, o secretário destacou que a implantação desse projeto é importante na medida em que trará mudanças urbanísticas ao entorno da área. "O projeto será instalado em uma área que já possui infra-estrutura, mas contribuirá para a mudança estética do local. Isso provocará também uma mudança social, pois atrairá investimentos".
O imóvel foi adquirido pela Helbor em 2001, que recentemente iniciou a demolição das estruturas da antiga fábrica. A primeira etapa do projeto será realizada na parte do terreno localizada na confluência da rua José Lemos com a avenida Vereador Antonio Teixeira Muniz. Nesse espaço, será construído um condomínio com 110 casas assobradadas.
A área deverá receber mais duas etapas de implantação de novos projetos. A direção da Helbor Empreendimentos já determinou a montagem de um estande de 478 metros quadrados, com frente para a rua Nellusco Lourenço Borato, antiga rua da Howa, onde fará o atendimento de potenciais compradores dos residenciais previstos para a área. A expectativa de Chavedar é de que toda a área esteja ocupada entre cinco e dez anos. (L.S.)