BRAS SANTOS
Da região
O secretário de Estado de Transportes, Mauro Arce, apresentou ontem um cronograma para o início da obras do trecho Leste do Rodoanel e garantiu que os serviços efetivamente começarão em fevereiro de 2011, com a construção da via entre Mauá, no ABC, e as cidades de Suzano e Poá. Em seguida, a etapa final do anel viário que circundará a Grande São Paulo terá continuidade até o município de Arujá (passando por Itaquá) e alcançará a rodovia Presidente Dutra.
O secretário confirmou ainda a reconstrução da Marginal do Una e o alteamento da estrada velha Suzano-Ribeirão Pires. Arce falou sobre os prazos para o começo da obra do Rodoanel no Alto Tietê e confirmou a realização de obras viárias em Suzano no final tarde, durante a cerimônia de inauguração da nova ligação viária entre região a rodovia Ayrton Senna (SP-70).
Mais de 500 moradores de Itaquá, Poá e Suzano e dezenas de lideranças políticas foram até o palco instalado ao lado da nova ponte sobre o rio Tietê. Muita gente, porém, saiu frustrada com a decisão de última hora do governador José Serra (PSDB) de não participar do evento. Ele cancelou sua participação por causa de um protesto da Apeoesp.
Em relação ao trecho Leste do Rodoanel, o secretário Arce observou que o processo licitatório será aberto no mês de abril: "A construção desse trecho será diferente do modelo que adotamos para o trecho Sul (que deverá ser inaugurado nos próximos dias). O Estado vai fazer uma concessão e a empresa ou consórcio que vencer a licitação ganhará o direito de explorar esse novo trecho, mas primeiro terá de construí-lo".
"A nova previsão é de que até junho será possível abrir os envelopes com as propostas das empresas interessadas nessa concessão. Em agosto desse ano o contrato poderá ser assinado. Depois da assinatura do contrato, o ganhador da concessão terá um prazo legal de seis meses para começar os serviços e outros 30 meses para entregar a obra", destacou.
O secretário Mauro Arce observou que o governo estadual já conseguiu a licença ambiental (autorização foi dada na semana passada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente - Consema) e que a obra deverá seguir o traçado apresentado em audiências públicas realizadas em várias cidades da região em 2009. Os pouco mais de 40 quilômetros do trecho Leste do Rodoanel deverão custar cerca de R$ 5 bilhões e quem ganhar a concessão poderá instalar praças de pedágio na estrada.
Novo acessoCom pelo menos dez anos de atraso, o governo do Estado entregou ontem os pouco mais de três quilômetros do novo acesso vário que garantirá ligação mais rápida e segura a milhares de motoristas. Segundo estimativas feitas por agentes da prefeitura de Poá, a ligação viária entre a rodovia Henrique Eroles com a rodovia Ayrton Senna será usada por pelo menos dez mil motoristas todos os dias. O novo acesso receberá pelo menos um radar. Apesar de o governo estadual ter investido por meio do DER mais de R$ 33,8 milhões na implantação do acesso, o gerenciamento da via ficará sob a responsabilidade das prefeituras de Poá e de Suzano.