Meryl Streep e Penélope Cruz pisam no tapete vermelho pelo segundo ano consecutivo, Kathryn Bigelow pode ser a primeira mulher a vencer um Oscar como melhor diretora, "Up - Altas Aventuras" é o segundo longa de animação a disputar a categoria principal da premiação que será entregue esta noite. E por aí vai...
Com a 16ª indicação, agora por Julie & Julia, Meryl Streep superou o próprio recorde como a atriz mais indicada da história do Oscar. Atrás dela, estão Katharine Hepburn e Jack Nicholson, ambos com 12 cada um.
Meryl Streep e a espanhola Penélope Cruz são as únicas indicadas de 2009 a novamente figurar na festa deste ano. Enquanto isso, 12 dos 20 finalistas das categorias de atuação despontam pela primeira vez.
Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror") é a quarta mulher indicada como diretora - antes foram Lina Wertmüller ("Pasqualino Sete Belezas", de 1976), Jane Campion ("O Piano", 1993) e Sofia Coppola ("Encontros e Desencontros", 2003).
"A Fita Branca" é o nono filme rodado essencialmente em preto e branco a disputar o Oscar de fotografia desde 1967, quando a Academia de Hollywood abandonou a distinção que fazia até então com os longas coloridos. "Up - Altas Aventuras" é o segundo longa de animação a disputar a categoria principal, ou seja, o Oscar de melhor filme. Antes, apenas "A Bela e a Fera", de 1982, detinha a primazia.