Júlia Guimarães
Da reportagem local
O vereador mogiano Carlos Evaristo da Silva (DEM) pretende formar uma nova Comissão Especial de Vereadores (CEV) para que o Legislativo faça o acompanhamento permanente da construção e da elaboração de projetos técnicos para as transposições da linha férrea na cidade. O projeto de resolução de criação da comissão deverá ser apresentado na próxima semana.
A intenção de Evaristo é discutir a ideia com os colegas nos próximos dias e apresentar o projeto da CEV na sessão de quarta-feira. O vereador explicou que o principal objetivo do grupo será monitorar o processo licitatório e a obra de dois viadutos que farão a transposição da linha férrea nas cancelas do distrito de Jundiapeba e na Vila Industrial. A expectativa é de que os editais das licitações sejam publicados este mês.
O lançamento do processo licitatório depende da aprovação dos projetos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), que financiará as obras. Os recursos, de mais de R$ 50 milhões, foram garantidos pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), por meio de emenda ao Orçamento da União. "Se for necessário, a CEV poderá ir à Brasília para pedir agilidade nesta aprovação. Antes, no entanto, preciso apresentar o projeto aos colegas e conseguir a aprovação".
Evaristo também pretende acompanhar a licitação de um segundo convênio entre a administração municipal e o Dnit, que vai contratar uma empresa para elaborar dez projetos técnicos de transposições da linha férrea. Serão seis passarelas, alças de acesso do viaduto Argêu Batalha e três viadutos. O Dnit já aprovou o lançamento da licitação, que deve ser feito pela Prefeitura em breve.
CancelasO parlamentar foi responsável pela antiga CEV das cancelas, criada na Câmara em 2008 e que conseguiu melhorar a segurança em algumas passagens de nível do município.