O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) reuniu-se na tarde de ontem com o diretor-presidente da Nossa Caixa Desenvolvimen-to - Agência de Fomento do Estado de São Paulo, Milton Luiz de Melo Santos, e apresentou o pedido de financiamento no valor de R$ 19,2 milhões para a recuperação do pavimento e asfaltamento de novas vias em toda a cidade. O chefe de Governo, Luiz Sérgio Marrano, e seu adjunto, Marcus Melo, acompanharam o prefeito no encontro, que também contou com a presença do diretor de Fomento da Nossa Caixa Desenvolvimento, Daniele Lunetta.
"Viemos a São Paulo hoje para conversar com a direção da Nossa Caixa Desenvolvimento e pleitear estes recursos para Mogi. Com o dinheiro, faremos a recuperação da malha viária em toda a cidade. Demos a entrada oficial no pedido, que agora será analisado", afirmou Bertaiolli, ao final do encontro, observando que as melhorias na malha viária são necessárias em decorrências das chuvas acima da média deste ano. "Nunca choveu tanto em todo o Estado de São Paulo como nos últimos 77 anos, o que vem causando problemas em diversas cidades. E, em Mogi, não está sendo diferente. Mas estamos acompanhando diariamente a situação e trabalhando para recuperar os prejuízos".
O pleito da cidade enquadra-se no projeto Via São Paulo, criado pela Nossa Caixa Desenvolvimento para beneficiar projetos municipais voltados para a infraestrutura e relacionadas à malha viária. O banco paulista conta com recursos próprios e de terceiros, totalizando, nesta primeira etapa, cerca de R$ 150 milhões para todo o Estado.
As prefeituras paulistas tiveram até o dia 30 de dezembro do ano passado para formalizar os pedidos de crédito, que a partir de agora estão sendo analisados de forma individual. Criada em março de 2009, a Nossa Caixa Desenvolvimento está vinculada à Secretaria Estadual da Fazenda e seu objetivo é conceder crédito à execução das políticas de desenvolvimento econômico do Estado nos âmbitos privado e público. "Nos já havíamos encaminhado o pleito de Mogi dentro do prazo estabelecido. Hoje, viemos conversar com o presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento para apresentar pessoalmente a nossa solicitação".