Júlia Guimarães
Da reportagem local
A licitação das obras de construção de dois viadutos para sobreposição da linha férrea de Mogi das Cruzes será lançada apenas no próximo ano, possivelmente no mês de fevereiro. A intenção era de que o processo licitatório fosse lançado ainda este ano, mas problemas burocráticos atrasaram os planos iniciais. A nova previsão foi feita na tarde de ontem, com exclusividade ao Mogi News, pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). Ele informou que a cidade não corre o risco de perder a verba federal para financiamento das obras porque o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) empenhará os recursos para o orçamento de 2010.
Verba garantida
Bertaiolli explicou que recebeu o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) e representantes do DNIT na Prefeitura, na última sexta-feira, para tratar do assunto. Durante a reunião ele foi informado de que o órgão ainda não terminou a análise dos projetos das duas obras, apresentados pela Prefeitura, o que deve ocorrer apenas em 2010. A aprovação das plantas é condição para que o governo federal autorize o lançamento da licitação, que contará com recursos de uma emenda parlamentar de Boy. "O deputado garantiu que o DNIT fará o empenho dos recursos para 2010 e que não há qualquer risco de a cidade perder a verba".
O prefeito fez uma previsão de que no mês de fevereiro toda a documentação deverá estar aprovada para que a administração municipal possa lançar a licitação. Ele também informou que deverá ser necessário fazer um aditivo de valor no contrato porque após a revisão dos projetos haverá alteração nos valores das obras, inicialmente orçadas em cerca de R$ 19 milhões. Um dos viadutos fará a transposição da linha férrea em Jundiapeba e o outro vai eliminar a cancela da rua Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial.
Gente de Bem
O prefeito deu as informações na tarde de ontem durante evento beneficente da Organização Não Governamental Gente de Bem, que tem sede no Botujuru. Os voluntários da ONG, fundada por Bertaiolli há três anos, fizeram a distribuição de dois mil brinquedos para crianças carentes do bairro. A previsão era de que ainda fossem entregues outros mil presentes no Parque das Varinhas e no Parque São Martinho. A distribuição dos brinquedos é feita há 14 anos no bairro e, este ano, contou com a colaboração do Fundo Social de Solidariedade.