Nayara Ruiz
Da reportagem local
O Departamento Municipal de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros contam, desde abril, com uma ajuda no salvamento de pessoas em situação de risco. O Instituto Brasileiro de Busca, Resgate e Salvamento com Cães foi criado e implantado em Mogi para auxiliar estes profissionais na busca por vítimas de acidentes naturais, como desabamentos, e em terapia, feita com idosos e pacientes com sequelas.
A diretora e uma das fundadoras do grupo, Alessandra Rodrigues Aleagi, afirma que esta é a única entidade civil que realiza este tipo de trabalho com cães em todo o Estado de São Paulo. "Hoje, temos 11 cachorros, sendo que dois deles estão 100% treinados e em perfeitas condições de atender às ocorrências de resgate. Até agora, não realizamos nenhum salvamento, mas, em pouco tempo, vamos ajudar muito".
Outros cinco podem auxiliar em atividades terapêuticas, para recuperação de pacientes com problemas psicológicos.
Segundo Alessandra, qualquer raça de cachorro pode ser utilizada no programa, mas a seleção da habilidade - para salvamento ou terapia - depende das características de cada um. "Qualquer pessoa que tiver um cão pode participar dos cursos, que têm duração de um mês". Tanto os cães quanto seus donos participam das aulas.
Hoje, os treinamentos com os cães são feitos em diversas áreas da região, onde ocorrem simulações de acidentes e resgates, trilhas e outras atividades. O objetivo é construir uma unidade fixa, onde funcionará um plantão 24 horas. "Serão duas equipes formadas por dois cães e dois guias, que trabalharão em sistema de prontidão, serão orientados pelas equipes operacionais e coordenarão os trabalhos em com o órgão solicitante".
"Escolhemos Mogi por conta de sua condição geográfica, que tem grande potencial para exploração de esportes radicais e trilhas. Características que elevam os índices de ocorrências de pessoas perdidas nas matas. Além disso, Mogi tem acesso rápido para municípios vizinhos".
Alessandra afirmou que a intenção é aumentar o número de cidades atendidas. "Nós já recebemos convite da Polícia Militar de Brasília para realizar os cursos".
A criação do instituto foi inspirada na associação americana existente desde 1972 "American Rescue Dog Association".
É uma entidade civil privada, sem fins lucrativos e que recebe apoio de diversos profissionais, como veterinários, advogados, tecnólogos em turismo, administradores de empresas, adestradores e biólogos. Pedidos de salvamentos e informações sobre os cursos podem ser solicitados por meio do telefone 2629-6965.