Leandro Tarrataca
Celebrava-se em Jerusalém a festa da dedicação. Era inverno. Jesus passeava no templo...
A festa da dedicação havia sido instituída em 165 a.C. por Judas Macabeu, em comemoração à purificação e reabertura do templo depois de sua profanação pelo rei sírio Antíoco Epifânio em 168 a.C. A festa também era chamada festa das luzes, celebrada durante o inverno. Por ocasião desta celebração encontramos Jesus passeando no templo e era inverno.
Inverno tem sido associado a um período de hibernação, isolamento, melancolia e até depressão. Os especialistas explicam que o problema com o inverno é que os dias mais curtos oferecem menos luz produzindo esta alteração emocional.
É curioso que aquela festa da purificação chamava-se festa das luzes e, mais curioso ainda, que Jesus a Luz do mundo estivesse ali "passeando pelo templo".
Não seria esta uma mensagem de que em nossos escuros dias de inverno Jesus continua muito próximo iluminando e dissipando as sombras de nossas angústias?
Jesus, o purificador na festa da purificação, a Luz na festa das luzes, a esperança nos frios dias de angústia. Eu quase posso ouvir seus vigorosos passos, pois Ele continua a passear no inverno.