Leandro Dilon
Da reportagem local
A Agência Ambiental Unificada de Mogi das Cruzes deve começar a funcionar no próximo mês, em César de Souza. Agora, 25 técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) e do Departamento de Uso do Solo Metropolitano (Dusm) trabalharão juntos. O objetivo da unificação é agilizar os serviços ligados à área.
"Acredito que na segunda quinzena de junho a agência estará em funcionamento, em um prédio que fica em César de Souza. Este projeto tem duas fases. A primeira está praticamente concluída, que é a parte burocrática, em que os técnicos recebem orientações de como será trabalhar com os profissionais de outros departamentos. A segunda é a estrutura física, a unidade, que está bem adiantada também", comentou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Romildo de Pinho Campello.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a agência unificada pretende tornar mais rápido o licenciamento de novos empreendimentos e melhorar a fiscalização nos locais de atuação. A agência atenderá Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Suzano e Mogi. Com a abertura da agência, a Cetesb, o DEPRN e o Dusm deverão abandonar as atividades no local onde estão instalados.
Para Campello, a agência proporcionará ainda uma melhoria na comunicação entre os setores, o que vai economizar tempo e gasto. "Os serviços estarão todos em um só lugar. Este é um novo conceito, mais integral, em que os técnicos trabalharão próximos uns dos outros, sem contar que o usuário terá maior facilidade de encontrar o serviço que procura".
Ainda de acordo com o se-cretário, os técnicos têm recebido cursos para aprender a trabalhar em conjunto. "Os funcionários da Cetesb estão conhecendo melhor os serviços do DEPRN, por exemplo, e vice-versa. Quando a agência for inaugurada, eles estarão prontos".
O imóvel, que fica no distrito de César de Souza, foi alugado por um valor ainda não divulgado.