Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Região| Doação

Estoques de leite materno estão baixos em Mogi

Publicada em 23/05/15

Divulgação

Inverno é o período mais críticos para preencher o estoque.

Fernanda Fernandes
Da redação

O Alto Tietê conta com dois Bancos de Leite Humano (BLH), sendo um em Suzano e um em Mogi das Cruzes. Porém, o BLH mogiano é o que mais necessita de doadoras, urgentemente, para fornecer leite materno para mais de dez bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Recentemente, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para incentivar a doação. O inverno, inclusive, é o período mais críticos para conseguir preencher o estoque.

Enquanto no município suzanense são coletados quase 600 litros de leite materno por ano, em Mogi são apenas 89,6 litros, segundo informações disponíveis no site do Ministério da Saúde. Neste ano, já foram coletados 34,2 litros em Mogi e 48,7, na cidade vizinha.

Segundo a biomédica do Pró-Mulher e uma das coordenadoras do BLH, Paula Mateus Santos, os estoques estão muito baixos, mesmo diante das campanhas. "Hoje, a nossa prioridade tem sido os bebês que se encontram internados da UTI Neonatal da Santa Casa. Mas tem dias que chega a faltar leite para enviar ao hospital", contou a biomédica. Ela explicou que, quando falta leite materno, o hospital tem uma fórmula para alimentar os recém-nascidos.

Atualmente, Mogi tem cerca de dez doadoras cadastradas, porém, não está sendo suficiente para alimentar os bebês prematuros. Em abril, por exemplo, foram coletados 9,6 litros de leite materno para alimentar cerca de dez recém-nascidos, ou seja, esse volume resulta em uma média 32 mililitros por dia, para cada bebê. "Os períodos mais críticos para conseguir doação é no final do ano, quando muita gente viaja e no inverno", revelou Paula.

Quem quiser contribuir com o banco de leite materno de Mogi, é só entrar em contato com os telefones 4798-7343 ou 4798-7344.



Leia também

Habilitação

5,6 mil motoristas terão CNH cassada

O Alto Tietê tem mais de 5,6 mil motoristas correndo o risco de ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um ano, segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran).

Continue lendo...

Condutoroes podem recorrer para ter a reabilitação da carteira motorista

Para reabilitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os condutores poderão entrar com defesa de recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

Continue lendo...

Escolas incentivam leitura na comunidade

Alunos, pais e responsáveis vão juntos à escola hoje.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade