Fábio Miranda
Da Redação
Pela terceira vez no ano a unidade da Fundação Casa em Ferraz de Vasconcelos registrou fuga de menores. Em um dos casos, ocorrido em fevereiro, 26 internos conseguiram escapar do local. Na fuga de anteontem cinco adolescentes deixaram a unidade, entretanto a quantidade de internos que conseguem fugir deixou de ser o fato principal, e o que mais chama a atenção agora é a facilidade com que esses jovens têm conseguido escapar da Fundação Casa de Ferraz.
A entidade foi questionada pela reportagem se existe alguma deficiência nessa unidade que possibilita a saída dos menores. Por meio de uma nota, a Fundação Casa revelou que algo está sendo feito para contornar essa situação. "A Fundação Casa não está medindo esforços para resolver os problemas pontuais que vêm ocorrendo nos centros de Ferraz de Vasconcelos. No entanto, as medidas que estão sendo tomadas não podem ser divulgadas por questões de segurança do centro socioeducativo e dos adolescentes internados".
O documento ainda explica que se for comprovada a participação de funcionários na ação, sanções deverão ser tomadas. "Caso seja provada alguma facilitação por parte de funcionários, esses serão processados administrativamente e, comprovada eventual culpa, poderão ser demitidos por justa causa".
Recapturados
No período da noite, no mesmo dia em que ocorreu a fuga, a Policia Militar conseguiu recapturar três dos cinco menores que escaparam durante à tarde. Os adolescentes, que possuem de 14 a 17 anos, haviam participado de um roubo contra uma agente da Fundação Casa. O funcionário foi agredido fisicamente e teve o par de tênis que usava no momento levados pelos internos.
Uma vez recapturados os adolescentes envolvidos passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas. As famílias dos três serão avisadas das capturas. A Fundação Casa de Ferraz tem capacidade para abrigar 56 adolescentes, atualmente 36 estão cumprindo medida socioeducativa.