Cibelli Marthos
Da Redação
Em um mês de funcionamento, a maternidade do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, realizou 283 partos, número próximo da meta do Estado, que é de até 300 procedimentos. O balanço foi divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde. Antes de ficar fechado por um ano, o setor realizava apenas 80 nascimentos/mês.
Desde a reinauguração, no dia 16 de janeiro, até o dia 18 de fevereiro (último balanço consolidado), a maternidade realizou 2.023 atendimentos de obstetrícia por meio do pronto-socorro, e 283 partos, o que representa pelo menos nove partos todos os dias. A maior parte das parturientes atendidas é do próprio município de Ferraz (180), seguido por Poá (43) e por São Paulo (20), entre outras localidades atendidas pela unidade.
O serviço da maternidade se encontra disponível integralmente para atendimento à população, com a oferta de 30 leitos obstétricos; centro cirúrgico composto por três salas de parto cirúrgico e duas de parto humanizado; e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, composta por 27 leitos (dez intensivos, dez semi-intensivos e sete de observação).