Heródoto Barbeiro
Professor Castro convida O empresário Dr. Castro é o gestor do Taia Golf Clube. Castro participa como voluntário no curso de inglês da SAT. As matrículas já estão abertas. Mais informações na secretaria, com a Mari, ou no 4724-4248. O Taia Golf também realiza campeonatos para a comunidade e é parceiro da SAT.
Parceria Um grupo de estudiosos em meio ambiente vai se reunir no salão Manacá da Serra. São especialistas em água e defesa do manancial. O programa, aberto para a toda comunidade, vai ser coordenado pela Sabesp e empresas parceiras. Em breve mais detalhes.
Caramelo Taia no ar A mudança de prédio da Caramelo 87,5 FM, a rádio comunitária de Taiaçupeba, já conta com novo estúdio. A emissora está no Centro Integrado Um Fio de Esperança. Em breve, uma nova programação. Você também vai poder falar na Caramelo, procure o Tayllan.
Voluntário A Sociedade Ambiental de Taiaçupeba está na disputa para participar do Dia do Voluntário, iniciativa promovida pela Telefonica. Caso seja escolhida, a SAT vai receber um grupo de voluntários que vai colaborar com a manutenção dos espaços comunitários.
Itaú Social Para apoiar os programas sociais que atendem a comunidade, a SAT fez um pedido para o Itaú Social. Segundo a diretoria, uma sala completa de ginástica ajudaria a todos os projetos esportivos, assim como a infraestrutura de portaria e de secretaria reforçariam a segurança do CIS-UFE.
Rodízio O volume de chuvas no início de fevereiro, que já se aproxima da média para o mês, e a obra de interligação da represa Billings com o sistema Alto Tietê, capaz de amenizar a demanda do sistema Cantareira, fizeram o governo adiar a decisão sobre a implantação do rodízio de água na Grande SP.
Água do mar O governo e a iniciativa privada começaram a discutir a possibilidade de adotar a dessalinização da água do mar. O projeto está estimado em R$ 1,5 bilhão e seria feito no modelo de Parceria Público-Privada. Apesar de ser considerada uma solução cara por parte do governo, a hipótese é discutida pela Assembleia paulista.
Verão histórico A área do sistema Cantareira não tem um verão como 2015 desde que os dados de chuva começaram a ser registrados, há 125 anos. Na primavera de 2014, não se imaginava que seria possível uma situação ainda pior em 2015. Entretanto, a vazão média afluente ao sistema em janeiro deste ano foi 40% menor que janeiro de 2013.
Heródoto BarbeiroÉ escritor e jornalista da Record News TV, colabora esta coluna.