Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Em três anos

Central de emergências faz 273 mil atendimentos em cinco municípios

Maioria dos casos refere-se a pacientes que precisam de remoção urgente, como em acidentes de trânsito

Publicada em 04/10/14

Erick Paiatto

Os acidentes de trânsito são os que geram maior número de solicitações de atendimento emergencial

Stefany Leandro
Da reportagem local

A Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) atingiu a marca de 273.637 atendimentos, por meio do Canal 192, em três anos de prestação de serviços. Deste montante, 195.877 solicitações referem-se a casos de urgências e remoções de pacientes em situações emergenciais. Outras 77.760 ligações foram registradas para a remoção de pacientes em tratamento de hemodiálise. O número inclui os atendimentos realizados entre os dias 1º de outubro de 2011 e 30 de setembro deste ano.
O serviço integra as ambulâncias da Prefeitura, que prestam atendimento de urgências e transporte social, o resgate do Corpo de Bombeiros, usado em acidentes e outras situações emergenciais, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os acidentes de trânsito lideram o ranking dos atendimentos de urgência e emergência, sendo 8.259 notificações. Em seguida, aparecem casos de distúrbios de comportamento, o que inclui também o atendimento a pessoas sob efeito de álcool e entorpecentes. Ao todo, foram 4.183 casos deste tipo.
A terceira colocação no ranking é ocupada pelo atendimento a gestante em trabalho de parto, com 1.901 registros. Logo após, aparecem os atropelamentos, com 1.508 notificações, e os ferimentos provocados por arma de fogo ou arma branca, totalizando 446 atendimentos.
O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, destacou a eficiência no atendimento realizado pela central. "A Cure foi criada em 2011, pois vimos que apenas o Samu, que é um serviço muito importante, não seria suficiente para o tipo de atendimento que estávamos idealizando. Com essa integração, oferecemos um serviço de ótima qualidade e que serve de modelo para as outras cidades", disse.

Cusatis acrescentou ainda que essa integração tem facilitado o atendimento às vítimas. "Se o atendimento fosse isolado, ao relatar um acidente, dependendo da situação e da gravidade, todas as centrais teriam de ser notificadas, mas, com a Cure, por meio de uma única ligação, é possível acionar o Samu e as equipes de resgate". Além disso, ele destacou o atendimento realizado a gestantes em trabalho de parto, lembrando que, antes da Cure, muitos nascimentos ocorriam dentro de viaturas policiais, sem condições adequadas.


Estrutura
No total, a Cure reúne 31 ambulâncias, sendo 20 da Prefeitura de Mogi das Cruzes, três do Corpo de Bombeiros e oito do Samu, uma delas equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Samu foi implantado por meio de consórcio e contempla também os municípios de Biritiba Mirim, Salesópolis, Arujá e Guararema.




Leia também

Sucesso

Empresários visitam o jornal

Representantes da Serveng Desenvolvimento Imobiliário visitaram ontem pela manhã a Redação do Grupo Mogi News de Comunicação.

Continue lendo...

Municipal

Hospital começa a fazer exames de tomografia

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no distrito de Brás Cubas, dará início na próxima segunda-feira aos exames de tomografia.

Continue lendo...

Balanço

Inadimplência continua em alta

Os indicadores do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) mostram que a inadimplência continua a subir em Mogi das Cruzes.

Continue lendo...

Eleições

Kassab encerra campanha em Mogi e aposta nos votos dos indecisos

O ex-prefeito de São Paulo e candidato ao Senado Gilberto Kassab (PSD) deixou seu reduto eleitoral, na capital, e escolheu Mogi das Cruzes para encerrar sua campanha política nessas eleições.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade