Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Polícia| Transporte

Gratuidade para passageiros a partir de 60 anos é descartada na região

Apesar de o benefício já valer para linhas da EMTU e CPTM, cidades ainda não pensam em aderir ao projeto

Publicada em 27/07/14

Erick Paiatto

Nas cidades da região, a idade mínima para ter acesso ao benefício é 60 anos, com excessão de Ferraz, que não oferece a gratuidade

Fábio Miranda
Da reportagem local

No início deste mês, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a Lei 15.187 que concede gratuidade no transporte para os usuários com mais de 60 anos que utilizam tanto os ônibus da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) quanto às linhas férreas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Antes, o benefício era concedido a partir dos 65 anos.
Apesar da boa notícia na esfera estadual, a redução da idade não deve ser adotada, pelo menos por enquanto, no sistema de transporte municipal da região do Alto Tietê.

A lei é de outubro do ano passado, mas só foi regulamentada neste mês, e para as pessoas acima dos 60 anos terem direito ao beneficio, é preciso realizar o agendamento por meio do telefone 0800-7711800 em um dos postos localizados na Grande São Paulo. Dois deles estão localizados em Arujá e Suzano.
Vale lembrar que a gratuidade também atende as pessoas que saem da região e que utilizam o Metrô como meio de transporte. O cadastro tem validade de seis meses e pode ser renovado.

Em Suzano, o assunto ainda não chegou a ser discutido, mas a administração municipal comentou que, se for sugerido, deverá receber atenção. "Essa questão ainda não foi debatido no Conselho Municipal de Transportes, que articula essas demandas com a administração. Assim que a gratuidade for integrada na nossa pauta, haverá estudos de viabilidade do projeto", explicou a prefeitura, por meio de nota.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes também informou que o tema ainda não possui uma data para ser discutido. "Não há, no momento, previsão para alteração na idade mínima para direito à gratuidade. Na cidade, a idade é 65 anos e os idosos têm direito ao Cartão Conforto, que permite que o passageiro ocupe qualquer lugar do coletivo. Atualmente temos 22.068 cartões ativos".

A administração municipal mogiana ainda revelou que caso alguém esteja usando o cartão de forma irregular pode perder o benefício. "No caso de ser flagrado o uso irregular do Cartão Conforto, ele é bloqueado e o caso é julgado por uma comissão, que pode estabelecer o bloqueio por 180 dias. Em caso de reincidência, o cartão é bloqueado permanentemente".

Já na cidade de Ferraz de Vasconcelos não há gratuidade no transporte para os idosos com mais de 65 anos.
O município alega não ter recursos para oferecer o serviço e, se isso um dia acontecer, o projeto será custeado pela empresa de ônibus.
"A Câmara já elaborou uma lei, anos atrás, que foi cancelada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adim) por parte da empresa de transportes públicos", explicou o Executivo.
A prefeitura ferrazense finaliza avisando que, caso o sistema seja implantado, todo o estudo de impacto financeiro deverá ser elaborado pela companhia que detêm a concessão do transporte municipal.



Leia também

Fotolegenda

Carro bate na traseira de ônibus

Um Kia Soul vermelho colidiu na traseira de um ônibus que estava parado em um semáforo, por volta das 6 horas de ontem, entre as ruas Ipiranga e Tenente Manoel Alves dos Anjos, no centro de Mogi das Cruzes.

Continue lendo...

Mistério

Polícia encontra corpo de homem em terreno

O corpo de um homem de 48 anos foi encontrado, na manhã de ontem, com sinais de perfurações provocadas por faca, em um terreno baldio na estrada São Joaquim da Barra, no Parque Piratininga, em Itaquaquecetuba.

Continue lendo...

Suzano

Suspeito de roubar vários celulares é espancado

Um homem maior de idade, cujo nome não foi divulgado, suspeito de ter roubado celulares de três vítimas na rua Rui Barbosa, na área central de Suzano, foi espancado alguns metros adiante, na tarde de ontem, em uma casa de espetinhos na Vila Mazza.

Continue lendo...

socorro

Três jovens assaltam pizzaria e vão para uma casa noturna

O padeiro Jéferson José de Santana, de 22 anos, e os ajudantes gerais Fernando César de Araújo Brito e Lucas Gomes de Santana, ambos de 20 anos, foram presos em flagrante acusados de roubarem uma pizzaria, no começo da madrugada de ontem, na rua Sérgio Plaza, no Socorro, em Mogi das Cruzes.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade