Maria Máximo
Da reportagem local
O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) informou que as lojas abrirão as portas amanhã, feriado do Dia de Santana, padroeira da cidade. A maioria dos lojistas solicitou à entidade autorização para abrir os estabelecimentos, principalmente porque sábado é o dia mais lucrativo para eles.
O atendimento diferenciado está acordado em convenção entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciários) e quem pretende manter o funcionamento das lojas em dias de feriados deve solicitar, com antecedência, o pedido no Sindicato Patronal.
"O aumento de solicitação de abertura dos estabelecimentos neste e em outros feriados previstos para este ano é algo que deve ocorrer, principalmente por conta do fracasso das vendas no Dia dos Namorados e durante a Copa do Mundo", comentou Airton Nogueira, presidente do Sincomércio.
Para ele, os comerciantes da região precisam planejar estratégias para não terem mais nenhum insucesso nas vendas durante o ano de 2014.
"Muitos vão querer recuperar o tempo e os investimentos perdidos ao longo do ano. Mas é necessário ter planejamento e controle de estoque, além de ações diferenciadas no bom atendimento ao cliente", ressaltou.
Uma recente pesquisa desenvolvida pelo Sincomércio apontou queda nas vendas de 23% durante o período da Copa. O comerciante Eugênio Costa Henriques, de 61 anos, disse que os feriados costumam diminuir a lucratividade. "Sempre diminui, mesmo quando o feriado cai no fim de semana. As pessoas vão viajar e os lucros acabam decrescendo, mas, depois do impacto negativo que tivemos com o Mundial, precisamos manter o funcionamento", disse.
Aos fins de semana, a maioria dos órgãos públicos já não tem expediente, mas o Poupatempo, que presta atendimento aos sábados, não abrirá amanhã.