Gabriela Pasquale
Da reportagem local
Um grupo de moradores, com a finalidade de angariar verba para a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto da Vila Linha Cristal, resolve reunir-se e produzir um vídeo de ficção, ambientado nas obras de uma fossa. Esse é o enredo do longa "Saneamento Básico - O Filme", que será exibido no dia 20 de julho, às 20 horas, na Associação Recreativa Unidos da Fiel. O espaço fica na avenida Brasil, 538, no Jardim Europa, em Itaquaquecetuba. A entrada é gratuita, entretanto, é preciso retirar os ingressos com o Anderson Begliomini (Foguinho), antecipadamente no local. Informações: producao@cinecomunidade.com.br.
Com participação de Wagner Moura, Lázaro Ramos e Fernanda Torres, a produção será exibida por meio do projeto Cine Comunidade, que, desde o ano passado, transmite produções brasileiras independentes, pouco conhecidas pelo público, em espaços culturais e comunitários da grande São Paulo e interior. Idealizado pela Associação Cultural Simbora, o objetivo do projeto é ocupar locais públicos e comunitários para a criação de um novo circuito de exibição.
Cidálio Viera dos Santos, coordenador do Cine Comunidade, revela que o objetivo é democratizar o cinema brasileiro em cidades onde as pessoas não têm o hábito de frequentar um local para assistir a um filme. "Com esse projeto, transformamos um espaço em uma sala de cinema, com um projeto, cadeiras e pipoca. Exibimos também um curta-metragem. Uma forma de explicar a diferença entre as duas produções", comenta.
Realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em 2012, 13 sessões ocorreram e mais de 1.500 pessoas participaram do projeto. Neste ano, a ideia é ampliar para 15. Dessa forma, além de Itaquá, o Cine Comunidade desembarcará em Jundiaí, Bragança Paulista, Guarulhos, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Itapecerica da Serra, Campinas. O projeto também percorrerá bairros de São Paulo, como Lapa, Vila Leopoldina, Grajaú, Cidade Ademar, Jaguaré e Jaraguá.