Luana Nogueira
De janeiro até abril deste ano, a Secretaria Municipal de Transportes recebeu 331 reclamações dos usuários por meio da Ouvidoria Municipal. Foram pouco mais de duas queixas fei-tas por dia pelos passagei-ros mogianos. No perío-do de quatro meses, 503.880 viagens foram realizadas nas 79 linhas municipais.
As principais queixas que chegam ao órgão são referentes aos atrasos e ao não cumprimento de itinerários. Até abril, a Secretaria de Transportes emitiu 2.630 notificações às empresas por ocorrências verificadas.
Com base no levantamento divulgado pela Secretaria de Transportes, as linhas que recebem mais reclamações referentes a atrasos são aquelas que têm o volume de tráfego mais intenso. "Temos o exemplo da ligação entre a região central e os distritos de Brás Cubas e Jundiapeba, pelas avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco, que correspondem ao corredor com maior fluxo da cidade", informou o secretário municipal de Transportes, Aoki Nobuo Xiol.
Segundo Xiol, uma das medidas encontradas pela administração municipal para minimizar os problemas foi a inclusão de linhas semiexpressas. "Além da inclusão de veículos nas linhas, foram criadas duas linhas semiexpressas. Uma para atender os passageiros da região do Jardim Lair e outra para os moradores do distrito de Jundiapeba. Ambas realizam paradas apenas nos bairros e na região central e se mostraram eficientes para a melhoria do atendimento. O futuro corredor leste-oeste do transporte coletivo será outra solução para os problemas neste setor, bem como a melhor utilização da avenida Anchieta, que está sendo estudada pela SMT", acrescentou.
Sobre as reclamações de atrasos que chegam à Secretaria de Transportes, foi informado que a pasta realiza acompanhamento sistemático do serviço prestado pelas empresas. Isto é feito por meio dos dados de equipamentos de GPS instalados nos ônibus municipais. Esta fiscalização é feita pelos funcionários da secretaria.
De acordo com Xiol, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes, acompanha o serviço prestado pelas empresas contratadas. "A pasta continua acompanhando as linhas de ônibus da cidade, realizando intervenções pontuais em horários, incluindo novos ônibus, buscando a renovação constante da frota e a capacitação de motoristas e cobradores, dentro de um esforço para melhorar a cada dia o serviço prestado à população", afirmou.